América e Atlético fazem o clássico mineiro da 32ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro neste sábado (4). As equipes se enfrentam às 19h30 (de Brasília) no estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia, com mando de campo americano.

Antes do começo da rodada, o Coelho está afundado na lanterna da competição com apenas 20 pontos e mais de 99% de chances de rebaixamento. Nesta rodada, não é possível mudar a posição na tabela, mas por outro lado, o América pode ver o rebaixamento ser confirmado matematicamente, dependendo da combinação de resultados.

O Atlético, por sua vez, está em 5º com 52 pontos, sete a menos que o líder Botafogo (que tem um jogo a menos). Na melhor das hipóteses, o Galo pode assumir o 3º lugar na Série A, mas no cenário negativo, pode perder uma posição em caso de derrota.

 

Como chegam as equipes?

Mandante neste clássico, o América terá alguns desfalques para enfrentar o Atlético no Parque do Sabiá. Por um lado, o técnico Fabián Bustos não tem jogadores suspensos; mas por outro, são seis jogadores machucados e que não estarão em campo no clássico.

Nicolas, Everaldo, Rodrigo Varanda, Matheusinho e Aloísio tiveram lesões confirmadas ao longo da semana, enquanto o zagueiro Iago Maidana não se recuperou após problema no empate com o Internacional na última rodada e virou ausência de última hora para Bustos.

Do lado atleticano, a tendência é que Felipão use a mesma escalação dos dois últimos jogos, quando o Galo venceu Fluminense e Fortaleza na Arena MRV, em Belo Horizonte. O treinador promoveu as entradas de Zaracho e Rubens no meio e potencializou o desempenho de Paulinho, que vêm sendo destaques da equipe.

Para enfrentar o América, Felipão não poderá contar com Vargas, Alan Kardec, Battaglia e Bruno Fuchs, todos machucados.

 

Retrospecto totalmente favorável ao Galo

Tradicional clássico mineiro, a partida entre América e Atlético já aconteceu 424 vezes na história. O Atlético venceu 211, enquanto o América levou a melhor 105 vezes, além de 108 empates. No primeiro turno do Brasileirão 2023, as equipes ficaram no 2 a 2 no estádio Mineirão.

Por outro lado, o América só venceu uma vez nos últimos 20 encontros. Foi em maio de 2022, ainda na 5ª rodada da Série A, em clássico com mando do Atlético. Nos outros 19 jogos, são 11 vitórias do Galo e oito empates.

Antes desse recorte, a última vitória do Coelho aconteceu em maio de 2016, ainda na decisão do Campeonato Mineiro.

 

América x Atlético

  • Provável América
    Jori; Ricardo Silva, Éder e Danilo Avelar; Rodriguinho, Juninho, Alê, Martinez e Marlon; Benítez e Mastriani. Técnico: Fabián Bustos.
  • Provável Atlético
    Everson; Saravia, Maurício Lemos, Jemerson e Guilherme Arana; Otávio, Alan Franco, Rubens e Zaracho; Paulinho e Hulk. Técnico: Felipão.

Data e horário: sábado, 4 de novembro de 2023, às 19h30 (de Brasília)
Local: estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia
Motivo: 32ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Auxiliares: Alex Ang Ribeiro (SP) e Francisco Chaves Bezerra Júnior (PE)
VAR: Rafael Traci (SC)

Onde assistir: Premiere (TV por assinatura) e Itatiaia, no rádio e no Youtube.

 

Fonte: Itatiaia

 

COMPARTILHAR: