Um jato da Força Aérea Brasileira que transportava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em São Paulo apresentou um problema pontual e precisou abortar a decolagem no aeroporto de Congonhas, na tarde desse domingo (4).
A informação foi revelada pelo site “Aeroin”, veículo especializado em notícias de aviação. Trata-se de um Airbus A319, usado como avião presidencial e que utiliza o código “Força Aérea Um”.
A decolagem começou às 16h44. Fontes ouvidas pela Itatiaia explicam que o piloto recebeu as autorizações para alinhar com a pista e para a decolagem. Quando começou a acelerar, segundos depois, já desacelerou. A partir desse momento, iniciou o procedimento para abortar a decolagem.
Vale destacar que o movimento é normal e que é feito sempre quando são identificados impedimentos e obstáculos para o voo.
A meia-volta foi feita para evitar que o incidente tomasse mais tempo na pista, o que poderia afetar, por alguns minutos, pousos e decolagens.
O momento foi filmado e compartilhado pelo canal “Golf Oscar Romeo”. Nas imagens, é possível observar que a aeronave se movimenta sem ganhar velocidade para levantar voo. O veículo dá meia-volta na pista e retorna para um pavilhão do aeroporto.
O voo foi liberado cerca de 20 minutos após o retorno.
No último fim de semana, Lula esteve em São Paulo para cumprir agendas, incluindo o lançamento da obra entre Santos e Guarujá, no litoral do estado.
Fonte: Itatiaia