Em vantagem na final do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro tem uma dupla que ajuda a explicar o bom momento do sistema defensivo. Com Zé Ivaldo e João Marcelo em campo, o time de Nicolás Larcamón sofreu apenas um gol em seis partidas com os zagueiros na proteção da meta de Rafael Cabral.
No último sábado (30), contra o Atlético, na Arena MRV, Larcamón escalou a equipe com três zagueiros: Neris, Villalba e João Marcelo. Diante dessa formação, o rival foi para o intervalo com 2 a 0 no placar e o treinador foi bastante questionado pela torcida. Em entrevista à Itatiaia, Zé Ivaldo ressaltou que o técnico deu uma bronca no vestiário.
“A bronca foi no intervalo, porque combinamos uma coisa e não conseguimos fazer no primeiro tempo. Ele está certo em cobrar a gente. Nós fechamos no túnel antes de subir (para o gramado) para fazer o que ele pediu e deu certo”, revelou o defensor.
Já no intervalo, Zé Ivaldo entrou na vaga do argentino Villalba e foi um dos destaques do Cruzeiro no segundo tempo. Da mesma forma, João Marcelo deu a assistência para o gol de Dinenno, que marcou o segundo tento cruzeirense e deixou tudo igual na casa do Atlético.
Após o clássico, Zé Ivaldo comentou sobre ter sido reserva na primeira etapa e disse que respeita a decisão de Larcamón.
“Foi uma semana tranquila. Ele foi rodando jogador por jogador e deixou para decidir no dia. Temos que respeitar a ordem dele. Ele sempre fala que quem vai decidir o jogo é quem entra. Estou feliz por ter tido a oportunidades de entrar e ajudar os companheiros”, ponderou.
Curiosamente, Zé Ivaldo e João Marcelo foram titulares na vitória do Cruzeiro contra o Atlético, na Arena MRV, no dia 3 de fevereiro. Na ocasião, com um dos gols marcados por Zé Ivaldo, os times mediram forças pela 3ª rodada do Campeonato Mineiro.
Cruzeiro com Zé Ivaldo e João Marcelo em campo
Com a dupla em campo, o Cruzeiro só sofreu gol no triunfo sobre o Democrata, em Governador Valadares, por 3 a 1. O adversário balançou as redes com 15 minutos do primeiro tempo. Na partida, Zé Ivaldo atuou por 53 minutos e foi substituído por Ramiro, enquanto João Marcelo ficou em campo o tempo todo.
Já nas vitórias contra Pouso Alegre e Uberlândia, no Parque do Sabiá e no Mineirão, respectivamente, o Cruzeiro contou com Zé Ivaldo e João Marcelo durante todo o confronto. Em relação ao empate sem gols com o Tombense, no Ipatingão, pela primeira semifinal do Mineiro, Zé Ivaldo foi expulso aos 34’ do primeiro tempo.
- Atlético 0x2 Cruzeiro – Arena MRV (jogaram a partida inteira)
- Democrata-GV 1×3 Cruzeiro – Mamudão (Zé Ivaldo jogou 53 minutos e saiu para a entrada de Ramiro)
- Pouso Alegre 0x2 Cruzeiro – Parque do Sabiá (jogaram a partida inteira)
- Cruzeiro 2×0 Uberlândia – Mineirão (jogaram a partida inteira)
- Tombense 0x0 Cruzeiro – Ipatingão (os dois foram titulares, mas Zé Ivaldo foi expulso)
- Atlético 2×2 Cruzeiro – Arena MRV (Zé Ivaldo foi reserva e entrou no lugar de Villalba, enquanto João Marcelo foi titular).
Cruzeiro sem Zé Ivaldo e João Marcelo na zaga
Em outras seis partidas na temporada, o Cruzeiro não teve ao menos um dos zagueiros em campo. Na estreia do Mineiro, por exemplo, diante do Villa Nova, Larcamón escalou Neris e Palacios como titulares, enquanto a dupla ficou como opção no banco de reservas.
Neste começo de ano, o Cruzeiro sofreu dez gols, sendo oito na atual edição do Estadual e dois na Copa do Brasil.
- Villa Nova 1×2 Cruzeiro – Castor Cifuentes (Zé Ivaldo e João Marcelo não jogaram)
- Cruzeiro 1×1 Athletic – Arena do Jacaré (Zé Ivaldo foi titular, mas João Marcelo não jogou)
- Cruzeiro 3×0 Patrocinense – Mineirão (Zé Ivaldo foi titular e saiu para a entrada de João Marcelo)
- Cruzeiro 0x2 América – Mineirão (Zé Ivaldo cumpriu suspensão e João Marcelo foi titular)
- Sousa 2×0 Cruzeiro – Marizão (Zé Ivaldo foi titular, mas João Marcelo não jogou)
- Cruzeiro 3×1 Tombense – Mineirão (Zé Ivaldo cumpriu suspensão e João Marcelo foi titular)
Cruzeiro em vantagem na final
Como registrou a melhor campanha geral do Mineiro, o Cruzeiro poderá até empatar no segundo jogo da final para ficar com o título mineiro. As equipes medirão forças no próximo domingo (7), às 15h30 (de Brasília), no Mineirão. Mais de 55 mil ingressos já foram vendidos para a torcida cruzeirense na decisão.
Fonte: Itatiaia