Os aplicativos governamentais se tornaram dos mais baixados e hoje figuram na lista dos mais buscados, à frente de apps de streaming, música, redes sociais, entre outros. Porém, por qual motivo isso está acontecendo?
Desde 2018, houve um esforço em digitalizar serviços públicos. Entre diferentes avanços, vale citar o Gov.BR, uma plataforma responsável por unificar serviços públicos populares, como acesso à carteira de trabalho, ao INSS, consulta de CPF e mais.
Tanto que o CPF deixou de ser emitido de forma impressa desde 2021 e hoje é totalmente digital. Antes, era necessário idas-e-vindas nas delegacias e bases de agentes públicos para emitir o documento. Agora, o cadastro de pessoa física fica pronto rapidamente e sequer precisa de versão física.
Nesta reportagem, vamos detalhar o que motivou a popularidade dos aplicativos governamentais e também quais são os apps mais buscados nas lojas de apps!

Unsplash
Quais são os aplicativos governamentais mais baixados no Brasil ?
Há diferentes aplicativos governamentais que fazem sucesso no país. A lista é bem completa e longa. Entre os apps mais buscados estão:
- BR;
- Carteira de Trabalho Digital;
- Carteira Digital de Trânsito;
- Meu INSS;
- Meu SUS Digital;
- Receita Federal;
- Cadastro Único.
Contudo, mais apps também significam mais vulnerabilidades. Por isso, o uso do Surfshark aplicativo é bastante recomendado. Com ele, você utiliza mais de 3.200 servidores espalhados em mais de 100 países, o que evita que alguém tenha acesso aos seus dados sigilosos.
Quais são os motivos que tornam os apps governamentais tão populares ?

Unplash
Há diferentes fatores que contribuem com a alta popularidade dos apps governamentais. Entre 2019 a 2022, houve um grande esforço em digitalizar e reduzir burocracias que exigissem ir e voltar em diferentes repartições públicas.
Ninguém quer pegar fila. Logo, faz sentido que esses apps que prometem solucionar problemas sem sair de casa estejam entre os mais buscados. Mesmo assim, há outros motivos que justificam a alta procura, como:
- Programas sociais em alta;
- Agendamento de serviços mais fáceis;
- Lei de acesso à informação expandida;
- Apps de gerenciamento de identidade e carteira.
Apesar de úteis, vale destacar novamente que esses apps se tornam oportunidades para hackers. Os cibercriminosos utilizam técnicas de engenharia social, a fim de ter documentos e aplicar mais golpes em nome de quem baixa os apps. Por isso, é importante ter cuidado.
O que é engenharia social ?
A engenharia social entre cibercriminosos é a oferta de apps ou sites que se passam por verdadeiros, mas só servem para aplicar golpes. Além do dano financeiro, esses golpes costumam capturar informações sigilosas para aplicar mais golpes e realizar empréstimos.
Um exemplo recente tem acontecido durante o período de envio do Imposto de Renda. A Receita Federal Brasileira (RFB) tem alertado sobre um golpe onde se utilizam falsos aplicativos, que capturam todas as informações mais importantes dos contribuintes.
Aplicativos governamentais auxiliam o dia a dia, mas também exigem atenção redobrada
Os aplicativos governamentais tornam o acesso a serviços públicos mais rápido. Ao mesmo tempo, eles abrem brechas para golpes na internet, com a possibilidade de baixar apps falsos que, ao invés de ajudarem, trazem mais dores de cabeça aos contribuintes.
Como solução, é necessário que o Governo intensifique a segurança digital. Enquanto isso não acontece, o Surfshark VPN se mantém como a melhor alternativa graças às medidas extras de segurança online!