O formiguense Renan Pinheiro de Oliveira será ordenado padre neste sábado (18), às 16h, no Santuário Santo Aníbal, em Passos.

O diácono nasceu e foi criado no bairro Santo Antônio, é filho de Gilmar Henrique e Maria José Pinheiro de Oliveira.

Apesar de a ordenação ser em outra cidade, a primeira missa do sacerdote Renan será em Formiga, no domingo (19), às 19h, na Igreja São Judas Tadeu.

Renan será o 71º formiguense a se tornar padre. O religioso pertence à Congregação dos Rogacionistas do Coração de Jesus (RCJ), ocorrerá em Passos.

De acordo com informações do jornal ‘O Pergaminho’, o motivo da celebração não ser em Formiga é pelo fato de a congregação à qual Renan pertence ser muito presente em Passos. Outros dois padres formiguenses, Anderson Teixeira e Luiz Caetano, também pertencem a essa mesma congregação.

Dos 71 sacerdotes gerados por Formiga, 31 já são falecidos e 40 estão em atividade. O primeiro foi Manoel Bernardes da Silveira, ordenado em 12 de julho de 1821. Quem iniciou a pesquisa sobre os padres formiguenses foi o jornalista e historiador Claudinê Sílvio dos Santos e a continuidade dos estudos ficou por conta de Geraldo Pedro Teixeira, que é assessor do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural.

Os padres formiguenses estão por todos os lugares e alguns deles até se destacam na caminhada cristã, como o padre cantor Fábio de Melo, que faz sucesso com suas canções e reflexões.

Com informações do jornal ‘O Pergaminho’

 

 

COMPARTILHAR: