BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “inaugurou”, no início da tarde desta quarta-feira (16), o heliponto do Palácio do Planalto, em Brasília. O petista embarcou em um helicóptero para se deslocar até a Base Aérea da capital federal, situada a aproximadamente 17 quilômetros, ou 20 minutos de carro, da sede do Poder Executivo. De lá, o petista irá em outra aeronave com destino a Natal (RN).
Na capital do Rio Grande do Norte, Lula vai participar de uma cerimônia de anúncio de investimentos do governo federal para o Estado. Ele também vai aproveitar a oportunidade para participar de comício ao lado de Natália Bonavides (PT), que disputa o segundo turno das eleições em Natal contra Paulinho Freire (União Brasil). Ainda na noite desta quarta-feira, ele segue para Salvador (BA).
Geralmente, o presidente faz os deslocamentos até a Base Aérea usando o heliponto do Palácio do Alvorada, sede residencial da Presidência da República. Contudo, na manhã desta quarta-feira, Lula teve reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; e representantes de instituições financeiras, como Itaú, Bradesco e Santander.
Em abril deste ano, o governo federal abriu uma licitação de até R$ 769,9 mil para obras de adequação no heliponto do Palácio do Planalto. A justificativa para a nova estrutura, presente em despacho do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), era a necessidade de adaptação aos novos modelos de helicópteros.
O despacho da obra, agora concluída, descrevia ainda que o novo heliponto deveria suportar vetores de até 5 toneladas e com comprimento total de 15 metros, que vai da pá do rotor principal até a última estrutura do rotor da cauda, levando em consideração “as categorias de helicópteros atuais e suas tendências futuras”.
Fonte: O Tempo