Uma ação policial realizada na manhã dessa segunda-feira (24) culminou na prisão de 12 pessoas no Sul de Minas. A operação teve como objetivo o cumprimento de mandados judiciais relacionados a crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e envolvimento de menores nas atividades ilícitas.
Denominada ‘Sentinela do Sul’, a operação foi conduzida pela Polícia Civil e cumpriu mandados nas cidades de Perdões (MG), Cana Verde (MG), Campo Belo (MG) e Santo Antônio do Amparo (MG), conforme informado pelo delegado regional de Lavras, Thiago Veiga.
De acordo com a Polícia Civil, dos 12 presos, nove foram detidos em cumprimento a mandados de prisão previamente expedidos, enquanto outros três foram presos em flagrante. Os detidos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.
Além das prisões, foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão, bem como medidas de sequestro de veículos e bloqueio de contas bancárias.
A operação contou com o apoio de efetivos das polícias Civil e Militar das cidades de Perdões, Lavras, Cana Verde, Santo Antônio do Amparo, Varginha e Três Corações. Também participaram a Coordenação Aerotática da Polícia Civil e o canil ROCCA da Polícia Militar.
Investigação
A ‘Sentinela do Sul’ foi desencadeada a partir de um inquérito policial em tramitação na delegacia de Perdões. As investigações tiveram início em abril do ano passado, após a apreensão de celulares de suspeitos durante outra operação policial.
A análise dos aparelhos revelou a existência de um grupo organizado com divisão de tarefas bem estruturada, cujo objetivo era obter lucro por meio do tráfico de drogas. As mensagens encontradas demonstraram que diversos indivíduos adquiriam entorpecentes para revenda em seus bairros e cidades.
Conforme apurado, a organização criminosa operava de maneira similar a uma estrutura empresarial, com turnos de trabalho, divisão de lucros e pontos de revenda estabelecidos.
A investigação também apontou a existência de uma rede de distribuição de drogas que abrangia Perdões e municípios vizinhos, como Campo Belo, Santo Antônio do Amparo e Cana Verde.
Ainda segundo a Polícia Civil, alguns dos envolvidos já possuíam antecedentes criminais relacionados ao tráfico de drogas e, inclusive, cumpriam pena.
Após a finalização das investigações, o inquérito será encaminhado ao Poder Judiciário para as devidas providências.
Fonte: Portal Campo Belo