O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou nesta quinta-feira (17) o Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos (ProPatinhas) e o Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos (SinPatinhas).
As iniciativas foram criadas para registrar cães e gatos em um banco de dados nacional. O processo será gratuito e vai gerar um RG único e intransferível, que acompanhará o animal por toda a vida.
Segundo o governo, entre as ações a serem oferecidas pelo ProPatinhas, estão o apoio à realização de castração e à implantação de microchips em cães e gatos para identificação individual, além da formação continuada de gestores públicos e demais profissionais envolvidos na implementação do programa.
Também participaram da cerimônia, além de Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), as ministras Gleisi Hoffmann, das Relações Institucionais, e Marina Silva, do Meio Ambiente, pasta que será responsável pela gestão do sistema.
A primeira-dama Janja, ativista da causa animal, acompanhou a cerimônia junto com Resistência, uma das três cadelas do casal presidencial.
Fonte: Gabriel Máximo – Itatiaia