Depois de mais de 50 anos orbitando a Terra, um antigo módulo espacial da extinta União Soviética cairá no nosso planeta em maio de 2025, segundo relatou a Sociedade de Astronomia do Caribe (SAC).
O artefato tem um peso próximo de meia tonelada.
Esta é uma parte da sonda Kosmos 482, lançada em 1972 com o objetivo de chegar a Vênus. No entanto, uma falha no seu lançamento fez com que seus principais componentes ficassem presos em órbita da Terra.
Em reportagem sobre a sonda soviética no blog do observatório da Universidade de Leiden, nos Países Baixos, Langbroek lembrou que a estrutura da Kosmos 482 foi feita para suportar a atmosfera densa e escaldante de Vênus, o que significa que ela pode aguentar a reentrada na Terra sem maiores danos. Com 495 kg, sua inclinação orbital é de 51,7º, o que significa que a reentrada pode ocorrer entre as latitudes de 52 N (altura do Reino Unido, Ucrânia, Canadá) e 52 S (Argentina, Ilhas Malvinas, Chile).
Cientistas acompanharam de perto os restos mortais da Cosmos 482 e estimam que o módulo realizará uma reentrada incomum e descontrolada entre 9 e 10 de maio de 2025.
Texto e Imagem: Livre adaptação pessoal de diversos sítios da Internet com acesso em 04/05/2025.