A dica de leitura desta semana é o livro A Revolução dos Bichos (Animal Farm), seu título original, do escritor George Orwell, pseudônimo de Eric Blair. O livro foi escrito durante a Segunda Guerra Mundial e publicado em 1945. A obra é uma sátira ao regime comunista de Stalin.

A história se passa na Granja Solar, onde os personagens principais são os animais. Cansados da exploração a que são submetidos pelos humanos, eles decidem fazer uma revolução sob a liderança dos porcos Bola- de-Neve (Snowball) e Napoleão (Napoleon), com o objetivo de tomar posse da fazenda e instituir um sistema cooperativo e igualitário, sob o slogan: “Quatro pernas, duas pernas ruim”.

No entanto, não demora para que esse novo sistema comece a apresentar falhas. Alguns animais mais inteligentes – como os próprios porcos, líderes da rebelião – passam a usufruir de privilégios, instaurando um novo regime de opressão, inspirado no lema: “Todos os bichos são iguais, mas alguns bichos são mais iguais que os outros”.

Para justificar essa nova tirania, os animais reescrevem sua história libertária. Os dissidentes desaparecem sem deixar vestígios ou são silenciados à força.

O livro “A Revolução dos Bichos” trata de temas como corrupção e traição. Para isso, o autor utiliza a figura dos animais para retratar as fraquezas humanas e criticar duramente o sonho comunista da União Soviética proposto por Stalin.

Durante o período da Guerra Fria, a referida obra foi instrumentalizada como uma arma de propaganda anticomunista no Ocidente — uma situação que se tornou incômoda para o autor George Orwell, que era declaradamente socialista e havia lutado como voluntário na Guerra Civil Espanhola.

Para saber mais sobre esta grande obra da literatura inglesa, venha visitar a Biblioteca Pública Municipal Dr. Sócrates Bezerra de Menezes, localizada na Praça São Vicente Férrer, 140 – Centro, Formiga – MG.

 

Fonte: Biblioteca Pública

 

COMPARTILHAR: