O tradicional pão de queijo brasileiro foi eleito o 8º melhor prato de café da manhã do mundo, segundo ranking do Taste Atlas — plataforma que mapeia pratos típicos e culinárias regionais ao redor do planeta.

A iguaria mineira superou as empanadas argentinas e conquistou nota 4,5 de 5, empatando com clássicos internacionais como o croissant da França (5º lugar) e a esfirra do Líbano (7º).

De acordo com o site Taste Atlas, o pão de queijo tem raízes na cozinha dos escravizados africanos, que usavam o polvilho — subproduto da mandioca — para assar pequenas bolinhas. O queijo só passou a fazer parte da receita no século 19, com o fim da escravidão, quando os afro-brasileiros passaram a ter acesso a laticínios, especialmente em Minas Gerais, maior produtor de leite do país.

O primeiro lugar da lista ficou com o kahvalti, café da manhã turco composto por uma seleção variada de alimentos doces e salgados, como queijos, pães, vegetais e chás. Em seguida aparecem o komplet lepinja da Sérvia (um pão recheado com creme espesso e ovo) e o sfinz da Líbia, uma espécie de donut frito.

Fonte: Camila Santos/ Metrópoles

COMPARTILHAR: