Na última quarta-feira (18), o 2º Pelotão de Bombeiros, em parceria com a Prefeitura Municipal de Oliveira realizou um Treinamento Interinstitucional em Gerenciamento de Emergências. A ação reuniu Bombeiros Militares, Defesa Civil, agentes públicos municipais da região e o Tiro de Guerra 04-017, em um esforço conjunto para aprimorar o Gerenciamento de Emergências por meio do Sistema de Comando de Operações (SCO).
Na parte da manhã, os participantes receberam instruções teóricas sobre o funcionamento do SCO, suas funções e a importância da integração entre os órgãos envolvidos em ocorrências de grande porte. Também foi abordado o papel da Defesa Civil Municipal diante de emergências desse tipo.
À tarde, foi realizada uma simulação de deslizamento com uma vítima soterrada e diversas desabrigadas, o que exigiu respostas coordenadas e decisões em tempo real.
Foram aplicadas técnicas de salvamento em soterramento, atendimento prévio às vítimas e organização das ações com base na estrutura do SCO.
Ao fim da atividade, foi realizado um debriefing, a fim de apontar os pontos positivos e os pontos a serem trabalhados pelas instituições.
O Corpo de Bombeiros Militar de Oliveira agradece a parceria do Tiro de Guerra 04-017 e das prefeituras de Oliveira, Carmópolis de Minas, Piracema e Carmo da Mata. Reforçamos nosso compromisso com a preparação e o atendimento de excelência à população da nossa região.
Confira os registros desse importante momento de preparo e integração!

Foto: CBMMG

Foto: CBMMG

Foto: CBMMG

Foto: CBMMG

Foto: CBMMG
Fonte: CBMMG