As atividades de um abatedouro clandestino foram interrompidas pela Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA) na última terça-feira (17), na zona rural de Viçosa – a cerca de 170 quilômetros de Juiz de Fora, após uma denúncia anônima.
No Córrego Santa Tereza, os militares encontraram a cabeça de um boi recém-abatido. Na fiscalização, perceberam que os resíduos do abate estavam sendo lançados diretamente no curso d’água da propriedade.
O autor da matança, de 27 anos, não estava presente, mas o pai confirmou que aquele boi havia sido morto na manhã do mesmo dia, e a carne foi vendida a um conhecido. Ele também relatou que criam gado para vender a frigoríficos licenciados, mas, de vez em quando, matam os animais ali mesmo, a pedido de amigos ou para consumo próprio.
A polícia lavrou infrações administrativas por abate de bovino sem licença e lançamento de efluentes no meio ambiente, aplicando uma multa de R$ 3.456,87. O Ministério Público de Viçosa e o órgão ambiental competente ainda estão a cargo do caso. Na esfera penal, em tese, a atividade seria crime ambiental, por funcionamento de atividade poluidora sem licença.
Fonte: Tribuna de Minas