O Governo de Minas comemorou, nesta quarta-feira (2/7), o Dia Nacional do Bombeiro, registrando o trabalho do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) no estado. O governador Romeu Zema e o vice-governador Mateus Simões participaram da coletiva no Auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

“Quero dar os parabéns a todos os militares do Corpo de Bombeiros pelo seu dia. Essa corporação tem sido motivo de grande orgulho para todos os mineiros pelo trabalho que faz e pela forma de atuação em todo o estado”, afirmou Romeu Zema.

“Além de consideração e gratidão, quero lembrar que na minha gestão nós temos feito tudo aquilo que está ao nosso alcance por essa instituição”, destacou o governador de Minas Gerais, ao lado do comandante-geral do CBMMG, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, e do subcomandante e chefe do Estado-Maior, coronel Moisés Magalhães de Sousa.

Durante a solenidade, o CBMMG agradeceu 32 autoridades civis, personalidades e militares, além de 57 militares da corporação, com a Medalha da Ordem ao Mérito Imperador Dom Pedro II, a maior honraria da instituição, entregue a quem se dedica e apoia a corporação.

Confira aqui a lista dos agraciados

“Essa cerimônia tem um brilho muito especial, porque ao mesmo tempo em que celebramos a data máxima da profissão, prestamos justa homenagem àqueles que se destacaram na missão de servir. Cada um dos agraciados hoje representa a força de uma rede de cuidado, compromisso e solidariedade”, registrou o coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan.

Fortaleza

O Corpo de Bombeiros atendeu mais de 470 mil ocorrências em todo o estado no último ano, período em que a capacidade de atendimento foi colocada à prova, com mais de 29 mil registros de incêndio em vegetação, agravados pela falta de chuvas e pelas altas temperaturas.

O Governo de Minas tem atuado para garantir que o CBMMG tenha todos os equipamentos, pessoal e infraestrutura para garantir a segurança dos mineiros em todo o estado. Entre 2019 e 2024, foram adquiridos mais de mais de 1 milhão de itens entre bens de capital e de custeio, de mais 400 tipos de materiais e equipamentos operacionais para a corporação, totalizando um investimento de mais de R$ 120 milhões.

Desde 2019, a frota foi reforçada com 568 novas viaturas de bombeiros, como parte de um esforço contínuo de atualização e modernização dos recursos disponíveis. Em fevereiro de 2025, o CBMMG recebeu dois presidentes para fortalecer a capacidade de resposta em situações de urgência e emergência, garantindo mais agilidade no transporte de pacientes e em operações de resgate e salvamento, adquiridos por R$ 164 milhões, com recursos do Fundo Estadual de Saúde (FES).

A ampliação e atualização da frota, a revitalização de quartéis, os avanços por meio de novos parceiros para a captação de recursos alternativos e os investimentos nas áreas de pesquisa e inovação científica elevaram o potencial de atendimento. O CBMMG segue em busca de soluções para fortalecer os trabalhos, com concursos internos para progressão de carreira, ações de promoção à saúde, ampliação da articulação operacional com a instalação de brigadas de incêndio treinadas pela corporação e a renovação da frota por meio de parcerias.

“Tivemos diversos avanços na infraestrutura e tecnologia para melhorar o trabalho de cada um dos militares mineiros, mas todos nós sabemos que estamos continuamente desenvolvendo aqueles que se dispõem a sair de casa todos os dias, colocando a própria vida em risco para o salvamento da vida dos outros”, explicou o vice-governador Mateus Simões.

Dia Nacional

Comemorado em todo o país desde 1954, o Dia Nacional dos Bombeiros representa um marco na história da sociedade e no serviço de combate a incêndios no Brasil. Em 07/02/1856, Dom Pedro II assinou o decreto que criava o Corpo de Bombeiros Provisório da Corte. Em Minas, o CBMMG foi criado em 1911.

Em 2025, o dia é lembrado com o tema “Além da farda, existem histórias de coragem e superação diariamente”, que ajuda a refletir sobre a missão do bombeiro militar, que transcende a farda e o transforma em um agente com a responsabilidade de salvar em qualquer lugar ou circunstância.

 

Fonte: Secom Governo de Minas

 

COMPARTILHAR: