O Centro Integrado Empresa-Escola (Ciee) em Minas encerra o ano com mais de 500 vagas de estágio abertas em todas as regiões do Estado. São oportunidades para jovens a partir de 16 anos, matriculados e frequentes em cursos de nível médio, técnico e superior (veja abaixo como se candidatar).

Segundo especialistas, o encerramento de antigos contratos no fim do ano tende a impulsionar a abertura de postos e a aumentar as chances de contratação de estagiários no início de 2023. Quem está de olho em uma dessas vagas é Breno Henrique Barros, de 18 anos, aluno de um curso técnico de manutenção de máquinas industriais. Ele já tem distribuído currículos.

“Eu estou sempre tentando aprimorar meus conhecimentos, faço cursos online. Tudo para aumentar minhas chances de entrar no mercado de trabalho”, conta o estudante.

Conquistar o tão sonhado estágio exige mesmo preparo e dedicação, como ressalta a psicopedagoga Daniela Pinheiro, responsável pelo atendimento a empresas do Ciee em Minas. “O mais importante hoje é um currículo atualizado, porta de entrada do estudante no mercado de trabalho. O documento precisa ser muito bem elaborado e conter os dados do candidato, os cursos e qualificações”, orienta.

Daniela explica que, ao ser chamado para um processo seletivo, é importante que o candidato estude sobre a empresa e descubra qual é a área de atuação e os valores da instituição. Já no dia da seleção, a pontualidade, o zelo com a aparência e a postura diante do entrevistador vão contar pontos para o candidato. “Seja pontual. Se possível, chegue ao local da entrevista com antecedência e vista-se de forma adequada, com roupa e sapatos sociais e em cores neutras, por exemplo”, pontua.

Jovens de 14 a 24 anos em busca do primeiro emprego com carteira assinada podem procurar o Ciee e se inscrever no programa Aprendiz Legal. Há cerca de 30 vagas abertas em Minas. São priorizados candidatos em vulnerabilidade social.

Imagem: Ciee/Divulgação

Fonte: O Tempo

Comentários
COMPATILHAR: