Nesse domingo (14), o Papa Leão XIV foi homenageado por milhares de fiéis que se reuniram na Praça São Pedro, no Vaticano, para celebrar seu 70º aniversário. A data coincidiu com a celebração litúrgica da Exaltação da Santa Cruz, tornando o momento ainda mais simbólico para a Igreja Católica.

Entre os presentes, destacou-se uma delegação de 200 pessoas vinda do Peru, país onde Leão XIV atuou antes de assumir o pontificado. A Diocese de Chiclayo, onde o então bispo Robert Prevost costumava celebrar a missa do dia 14 de setembro na Paróquia de São Pedro em Monsefú, também marcou presença. Neste ano, a tradicional imagem do “Señor Cautivo” — uma escultura de madeira que representa Cristo com coroa de espinhos e acorrentado — foi levada até Roma para participar das celebrações no Vaticano.

Visivelmente emocionado, o Papa agradeceu o carinho dos peregrinos ao final da oração mariana do Angelus. “Caríssimos, parece que vocês sabem que hoje eu faço 70 anos. Dou graças ao Senhor, aos meus pais; e agradeço a todos que se lembraram de mim na oração. Muito obrigado a todos! Obrigado!”, declarou.

As homenagens começaram no sábado (13), quando o pontífice recebeu um bolo como presente do novo embaixador dos Estados Unidos junto à Santa Sé, Brian Francis Burch, que apresentou suas credenciais oficialmente. Também vieram demonstrações de afeto das crianças internadas no Hospital Pediátrico Bambino Gesù, que enviaram desenhos coloridos produzidos na ludoteca da instituição.

Nas redes sociais, fiéis de diferentes partes do mundo expressaram votos de felicidades e desejaram “vida longa ao santo padre”, reforçando o carinho global por Leão XIV em seu aniversário.

Com informações do Hoje em Dia

COMPARTILHAR: