Às vésperas da COP30, a Agência Brasil e a Radioagência Nacional estreiam nesta segunda-feira (3) a série especial Fronteira Cerrado: expansão do agro no coração hídrico do Brasil. A reportagem investiga os impactos da expansão agrícola no Cerrado, com foco em Balsas, município no sul do Maranhão que se tornou símbolo das contradições do modelo de desenvolvimento baseado na monocultura.
Com o terceiro maior Produto Interno Bruto (PIB) do estado, Balsas representa o encontro entre o crescimento econômico impulsionado pelo agronegócio e o avanço do desmatamento em um dos biomas mais estratégicos do país. Conhecido como o “berço das águas”, o Cerrado abriga as nascentes de oito das 12 principais bacias hidrográficas brasileiras, sendo essencial para a segurança hídrica nacional.
A equipe de reportagem percorreu a região para mostrar como a expansão da fronteira agrícola tem transformado a paisagem e a vida local. De um lado, o agronegócio é visto como motor do desenvolvimento regional. De outro, especialistas, ambientalistas e comunidades tradicionais alertam para os riscos de um modelo que concentra renda, ameaça modos de vida e compromete recursos hídricos fundamentais para o país.
A série, composta por cinco matérias, foi viabilizada por meio da Seleção de Reportagens Nádia Franco, iniciativa da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que destinou R$ 200 mil para a produção de conteúdos especiais por jornalistas da casa. O projeto homenageia a jornalista Nádia Franco, ex-editora da Agência Brasil, que dedicou quase cinco décadas à comunicação pública e faleceu em agosto de 2025.
As reportagens serão publicadas até sexta-feira (7) e estão disponíveis nos canais da Agência Brasil e da Radioagência Nacional.
Com informações da Agência Brasil
						




			




