Um bebê de apenas três dias de vida foi salvo por policiais militares após engasgar com leite materno em São Lourenço, no Sul de Minas, na tarde de terça-feira (4). A pequena Isabela Nascimento Batista, nascida em 1º de novembro, estava com os pais e a parteira quando o incidente ocorreu dentro do carro da família, que é da zona rural de Baependi, cidade vizinha.
De acordo com o sargento Dênis, comandante do 4º Grupamento de Polícia Militar Ambiental (PMA-MG), a família chegava a São Lourenço quando percebeu que a bebê havia se engasgado. “Eles deram sorte, porque o grupamento fica logo na entrada da cidade. Quando pararam o carro, corremos imediatamente para ver o que estava acontecendo”, relatou o policial.
A família estava a caminho da Receita Federal para fazer o CPF da recém-nascida. Segundo o sargento, ele e os colegas sargento Matusalém e sargento Rezende prestaram apoio total à família e realizaram a manobra de desobstrução duas vezes, até que a criança voltasse a respirar normalmente.
Câmeras de segurança da sede da PM registraram o momento em que o carro da família chega e os militares correm para prestar socorro. As imagens mostram os policiais realizando massagens cardiorrespiratórias e segurando a bebê nos braços até que ela retomasse os sinais vitais. Em seguida, Isabela foi entregue à mãe, Milena Letícia Venâncio Nascimento, de 22 anos, que ficou visivelmente emocionada.
Logo após o resgate, uma equipe do Samu foi acionada e deu prosseguimento ao atendimento médico. A família foi liberada em seguida e retornou para casa, na zona rural de Baependi.
Isabela é a segunda filha do casal, natural de Sorocaba (SP), que vive em uma comunidade alternativa no pé da Serra da Mantiqueira, onde o parto foi realizado por uma parteira. Para o sargento Dênis, a ação foi mais uma missão cumprida com propósito. “Para nós, é mais uma missão que nos foi dada por Deus e pela instituição”, afirmou o policial.
O episódio reforça a importância do preparo dos militares para agir em situações emergenciais e mostra como o atendimento rápido foi decisivo para salvar a vida da recém-nascida.
Com informações do Jornal O TEMPO










