A Prefeitura de Formiga, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e do Centro de Desenvolvimento Social e Comunitário (CEDESC), realizou na última terça-feira (11), uma tarde dedicada à prevenção, conscientização e ao fortalecimento das mulheres. A iniciativa ocorreu no bairro Geraldo Veloso e fez parte das ações do Agosto Lilás, campanha de enfrentamento à violência contra a mulher.
Informação, acolhimento e fortalecimento
A atividade criou um espaço voltado à informação, ao acolhimento, à troca de experiências e à reflexão. Durante o encontro, foram reforçadas a importância do conhecimento, da autonomia e das redes de apoio como instrumentos de prevenção e proteção diante de situações de violência.
Um dos destaques da programação foi a aula de defesa pessoal, ministrada pela professora Lu Sena que apresentou técnicas de proteção e orientações relacionadas à autoconfiança, autoestima, identificação de situações de risco e cuidados com a própria segurança.
A atividade também abordou o esporte e a prática de atividades físicas como ferramentas para a promoção da saúde, do bem-estar e do fortalecimento pessoal.

Orientação sobre a Lei Maria da Penha
Outro momento da programação foi dedicado à orientação jurídica sobre a Lei Maria da Penha e as medidas protetivas. As participantes puderam esclarecer dúvidas e receber informações sobre os direitos das mulheres e os mecanismos de proteção disponíveis em situações de violência.
O encontro também contou com depoimentos e compartilhamento de experiências, reforçando a importância de manter espaços de escuta, orientação, acolhimento e fortalecimento feminino.

Com informações da Prefeitura de Formiga






