A vacinação contra a meningite C realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o governo de Minas, responsável em disponibilizar as doses, obteve um saldo de 1.067 crianças vacinadas do dia 28 de novembro a 2 de dezembro. O número engloba as áreas rural e urbana. Foram imunizadas crianças de 3 a 23 meses, público-alvo da campanha.
A partir desta sexta-feira (4), a vacina passa a fazer parte do calendário de rotina da criança e a primeira dose será aos três meses, a segunda aos cinco meses e um reforço com um ano de idade. É importante que os responsáveis se lembrem de apresentar o cartão de vacinação.
Na zona rural, os agentes de saúde fizeram contato com os pais e agendaram as visitas. Nas comunidades que não têm cobertura por agente comunitário, os pais devem levar os seus filhos a uma unidade de saúde da zona urbana.
Doença
A meningite C é uma infecção nas membranas (meninges) que recobrem o sistema nervoso central. Geralmente, ela atinge as crianças menores de um ano de idade. Causada por uma bactéria, a doença pode ser transmitida de uma pessoa para outra pelo contato com secreções respiratórias (tosse ou espirro) ou com objetos contaminados por essas secreções, como copos e talheres.
Medidas de prevenção:
* Manter os ambientes arejados
* Cuidar bem da higiene pessoal e da casa
* Ter uma alimentação saudável
* Vacinar seu filho de 3 a 23 meses
Principais sintomas:
* Febre
* Dor de Cabeça
* Vômitos
* Prostração
* Convulsão
Ao apresentar os sintomas, o responsável deve levar a criança à Unidade Básica de Saúde (UBS) de seu bairro para orientações. Após o horário de funcionamento da UBS, deve ser encaminhado ao Pronto Atendimento Municipal (PAM).

COMPARTILHAR: