Hoje em dia é muito comum fechar contrato por telefone. Clientes de operadoras de telefonia celular, então, geralmente usam o aparelho para aderir a promoções ou contratar novos serviços.
O problema é que nem sempre as pessoas se lembram de registrar o que foi acordado. No final, a queda de braço entre cliente e empresa pode acabar na justiça, já que algumas operadoras se aproveitam dessa distração para fazer cobranças indevidas.
Desde maio, o estudante Victor de Oliveira trava uma briga com a operadora de telefonia. Ele tinha um serviço conjunto de telefone fixo, celular e internet. Durante um ano, pagou R$129,90 pela mensalidade. Quando o contrato venceu, renovou pelo telefone. O combinado seria continuar pagando o mesmo valor, mas não foi o que aconteceu. Na fatura veio à cobrança de R$173. Mesmo depois de ligar reclamando, nada mudou.
O estudante conta que ainda pagou algumas contas, mesmo com o valor errado, mas depois de não obter resposta da operadora, resolveu parar de pagar e contestar as cobranças. A operadora, então, começou a cancelar os benefícios.
No caso de cobranças indevidas, a orientação do Procon é continuar pagando as contas. Se for comprovada a irregularidade, o cliente vai receber o valor em dobro. Já para prazos de vencimento o cliente deve ter ainda mais atenção.
Os acordos por telefone valem como contrato formal, mas é bom se precaver. A supervisora de atendimento do Procon, Roberta de Lade avisa que é bom anotar todos os dados do acordo.

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