A dica de leitura desta semana é o livro “Admirável Mundo Novo” (Brave New World, título original em inglês), do escritor Aldous Huxley.
O livro foi escrito e publicado em 1932. A história se passa em Londres, no ano de 2540 (632 D.F. – Depois de Ford). O romance antecipa desenvolvimentos tecnológicos como a reprodução humana artificial, a hipnopedia (aprendizagem durante o sono), o condicionamento clássico e a manipulação psicológica, que se combinam para transformar a sociedade.
Admirável Mundo Novo é considerado uma das três maiores distopias do século XX, ao lado de 1984, de George Orwell, e Fahrenheit 451, de Ray Bradbury.
O livro narra a história de Bernard Marx, que se sente insatisfeito com o mundo em que vive por ser fisicamente diferente dos integrantes de sua casta. Nessa sociedade altamente científica, as pessoas são geneticamente modificadas e condicionadas desde o nascimento para ocupar funções específicas.
Em outro reduto, existe uma espécie de reserva histórica, semelhante às reservas indígenas, onde os costumes considerados “selvagens” são preservados.
Quando Bernard visita essa reserva, conhece uma mulher chamada Linda e seu filho John. Bernard enxerga em John a oportunidade de conquistar respeito social ao apresentá-lo à sociedade civilizada como um exemplar dos “selvagens”.
Em Admirável Mundo Novo, Aldous Huxley fez várias previsões que, posteriormente, se confirmaram, como: a tecnologia reprodutiva, a manipulação por meio do condicionamento e técnicas de aprendizagem através do sono.
Para conferir esta fantástica obra, venha até a Biblioteca Pública Municipal Dr. Sócrates Bezerra de Menezes, localizada na Praça São Vicente Férrer, 140, Centro – Formiga/MG.
Fonte: Biblioteca Pública