O preço do álcool continua subindo em todo o país e deixou de ser vantajoso, em relação a gasolina, em 18 Estados brasileiros na primeira quinzena de novembro, segundo levantamento da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
O número quase dobrou desde o fim de outubro, quando eram dez Estados. De acordo com a ANP, já não é vantajoso abastecer com álcool em Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e Sergipe.
O preço do álcool vem subindo em função da maior demanda por açúcar no mercado internacional, por problemas de produção na Índia. Para suprir essa falta no mercado, as exportações do produto cresceram consideravelmente, fazendo com que as usinas de cana-de-açúcar ampliassem a produção de açúcar, em detrimento ao álcool.
Para saber se vale a pena abastecer com álcool, especialistas orientam os consumidores a fazerem o seguinte cálculo: Divida o preço do álcool pelo da gasolina. Se o resultado ficar acima de 0,70, o álcool deixa de ser vantajoso. Com essa conta, vale a pena abastecer com álcool em São Paulo, Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rondônia e Tocantins.

COMPARTILHAR:

Receba as publicações do Últimas Notícias em primeira mão no nosso grupo do WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/DoD79bcrBLZIqK6nRN2ZeA