No dia 21 de setembro, os alunos do 4º período de biblioteconomia participaram de uma aula diferenciada, no Laboratório de Informática 2, promovida por intermédio da disciplina Fontes Especializadas de Informação, lecionada pela professora Célia da Consolação Dias.
A atividade teve como tema ?Pesquisa na Biblioteca Virtual de Saúde ? BVS? e como objetivo apresentar aos estudantes as estratégias de pesquisa do sistema de bases de dados da BVS e capacitá-los a explorá-las. A explanação foi feita pela coordenadora da Biblioteca Ângela Vaz Leão, Virginia Vaz, e pela bibliotecária Regina Célia Reis Ribeiro, que apresentaram o sistema, começando por uma navegação no site da BVS, fizeram uma simulação de pesquisa e explicaram sobre as estratégias utilizadas, as quais ajudam a refinar a busca.
Segundo a professora Célia, ?o conhecimento da BVS, bem como o entendimento de como navegar e fazer pesquisas e a escolha de estratégias de busca, é muito importante, já que essa é uma das bases mais ricas e relevantes da área da saúde. Por isso, se constitui uma fonte de informação especializada, que reúne uma grande parte da tipologia pertencente à categoria de Fontes de Informação, chamada de ?literatura cinzenta?. Gostei muito da apresentação das bibliotecárias e tenho certeza de que foi bastante rica para os alunos?, diz.
Saiba mais
A professora alerta que, para complementar a apresentação, os alunos podem acessar os arquivos da Bireme, com explicações e exercícios de pesquisa. Os mesmos estão disponíveis para consulta no blog ?Fontes?, desenvolvido por ela, junto aos acadêmicos do curso (http://fontesgerais.blogspot.com).

COMPATILHAR: