A Operação 14-BIS, que busca combater o crime organizado, prendeu um homem em Paraguaçu (MG) e cumpriu mandados de busca e apreensão em Alfenas (MG) na manhã desta quarta-feira (25).

Além do Sul de Minas, essa operação também teve desdobramentos no litoral de São Paulo e Espírito Santo. Os trabalhos são coordenados pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – que faz parte do Ministério Público do Espírito Santo.

O Gaeco teve apoio dos policiais militares para cumprir esses mandados. Segundo a Polícia Militar, o envolvido preso no Sul de Minas faz parte de uma organização criminosa. As investigações continuam.

 

Operação 14-BIS

A operação, intitulada 14-BIS, é realizada pelo Ministério Público do Espírito Santo, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Central), com o apoio da Polícia Militar e dos Gaecos de São Paulo e Minas Gerais.

Segundo as investigações, um grupo autointitulado “Os 14 do ES”, braço armado da facção criminosa, é investigado por atuar no remanejamento de armas de fogo e veículos, apoio a ataques a rivais, promoção de batismo de novos integrantes, inclusive adolescentes, além de influenciar em decisões relevantes.

Os nomes dos investigados não foram divulgados. Os mandados estão sendo cumpridos nas seguintes cidades:

  • Espírito Santo: Vitória, Vila Velha, Serra, e Colatina;
  • São Paulo: São Vicente e São Paulo;
  • Minas Gerais: Alfenas.

Os mandados judiciais foram expedidos pela 2ª Vara Criminal da Serra na Operação 14-BIS contra integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

Os criminosos estão envolvidos, segundo a investigação, em possíveis delitos de organização criminosa, crimes previstos no Estatuto do Desarmamento, tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas.

 

Fonte: G1 Sul de Minas

 

COMPARTILHAR: