Após muita reivindicação, a cidade de Formiga contará com um espaço próprio destinado para a realização de atividades culturais. Por diversas vezes, a população questionou e cobrou da administração municipal um teatro para a cidade.
A Associação dos Amigos da Cultura da Cidade de Formiga (AACCF) terá um galpão cultural em terreno de propriedade do município, localizado à rua José Francino no bairro do Rosário.
O projeto de lei para a construção do galpão foi aprovado na reunião desta segunda-feira (9), na Câmara Municipal. Com isso, fica o município autorizado a celebrar contrato de comodato prevendo a cessão gratuita dos imóveis de sua propriedade como sendo os lotes 1, 2 e 3, com área total de 768,75 metros quadrados, pelo prazo de dez anos, prorrogável por igual período e a conceder repasse financeiro para auxiliar na construção do galpão. Além do terreno, fica autorizado o repasse à associação no valor de R$250 mil em três parcelas subsequentes, de acordo com o cronograma de obras.
O projeto ressalta que o município é rico culturalmente, porém, há poucos espaços para as apresentações dos artistas. Com um número maior de cadeiras, hoje a cidade conta apenas com o teatro do Colégio Santa Teresinha e o Salão Paroquial São Vicente Férrer, conhecido como MAJ.
Os locais que atualmente contam com atividades culturais criados pela administração municipal são: auditório Odete Khouri com 180 lugares; auditório do Cemap com 126 lugares; Teatro de Bolso Moíses de Souza (Emart) e auditório Bené Basílio (Emmel) com 30 lugares.
O futuro galpão cultural que será denominado Nonô e Naná. Serão disponibilizados 300 lugares. O projeto foi desenvolvido pela arquiteta Hiveline Giovane Canan, servidora da Secretaria de Regulação Urbana, dentro de uma concepção simples, econômica e de fácil execução. Os projetos complementares como elétrico, hidráulico, estrutural, bombeiro, sonorização e luminoteca estão em fase de contratação.
A AACCF desenvolve importantes trabalhos culturais no município, haja vista os prêmios que a academia de dança, coordenada pelo presidente da associação Guilherme Moreira, tem recebido em diversas cidades do Brasil.
Outros recursos para a conclusão da obra serão buscados em fontes de incentivo culturais existentes nos governo federal e estadual. Para que isso se torne possível, a construção já deve ter sido iniciada.
Em entrevista ao jornal Nova Imprensa e ao portal Últimas Notícias, o presidente da AACCF, Guilherme Moreira, contou que achou muito válida a iniciativa do prefeito Aluísio Veloso. ?Ele procurou a associação para que pudéssemos dar esse pontapé inicial. No festival do ano passado, solicitamos esse apoio ao prefeito, pelo menos que ele deixasse as coisas ?engatinhadas?, mas sabendo das limitações deste ano que é o último da gestão dele. O prefeito disse que mesmo não havendo condições de terminar a construção de um teatro na cidade, que pelo menos fosse iniciada essa obra. Será muito valido, até porque estamos com dificuldades neste ano para a realização de nosso festival, no final do ano. Será um galpão cultural, com uma estrutura mais próxima possível de um teatro?, ressaltou o coreógrafo.

COMPATILHAR: