Único brasileiro a vencer na primeira rodada de fase de grupos da Copa Libertadores, o Atlético se destaca em três quesitos após a estreia no torneio de clubes mais importante da América do Sul. Nessa quinta-feira (4), o time comandado pelo técnico Gabriel Milito goleou o Caracas, na Venezuela, por 4 a 1.

Além de liderar o Grupo C, com dois gols de saldo a mais que o Rosario Central, da Argentina, o Alvinegro foi o que mais vezes balançou a rede, ao lado do Bolívar. A equipe boliviana derrotou o Palestino por 4 a 0, no Chile.

 

Quesitos liderados pelo Galo

Passes: Com 716 passes certos, o Atlético supera o Fluminense, segundo colocado com 626.
Gols: Com 4 gols marcados, o Atlético lidera a lista ao lado do Bolívar, da Bolívia.
Posse de bola: Com 70,47% de posse de bola em Caracas, o Atlético foi o time com maior domínio do jogo entre os 32 participantes
(Levantamento feito pelo SofaScore).

 

Próximo jogo pela Libertadores

O Atlético volta a campo pela Libertadores na próxima quarta-feira (10). A partir das 19h (de Brasília), o Alvinegro encara o Rosario Central-ARG, na Arena MRV. Além de ser o duelo dos líderes do Grupo G, o confronto marca o primeiro jogo internacional do estádio, inaugurado em agosto de 2023.

 

Decisão do Mineiro

Antes deste compromisso, o Galo entrará em ação, sendo obrigado a vencer. Domingo (7), o desafio será contra o rival Cruzeiro, valendo o caneco do Campeonato Mineiro. A bola rola a partir das 15h30 (de Brasília), no Mineirão.

No jogo de ida, na Arena MRV, os times empataram por 2 a 2. Com isso, cabe ao Cruzeiro conquistar novo empate ou qualquer vitória para ficar com o troféu do Estadual.

 

Sobre o duelo

Caso não vença o Cruzeiro no fim de semana, o Atlético verá a hegemonia no Estadual cair por terra. As quatro últimas edições foram vencidas pelo Alvinegro, com quatro treinadores diferentes. Em 2020, com Jorge Sampaoli; em 2021, com Cuca; em 2022, com Antônio Mohamed (Turco); em 2023, última conquista, com Eduardo Coudet.

A Raposa, por sua vez, não dá a volta olímpica na competição desde 2019, quando ficou com o título ao despachar justamente o rival. Em 2024, a equipe comandada pelo técnico Nicolás Larcamón foi dona da melhor campanha da primeira fase; por isto, joga por dois resultados iguais para soltar o grito.

 

Três jogos de jejum

Além de conquistar o título, o jogo também pode pôr fim ou aumentar um tabu. O Galo não vence há três partidas. A última vitória sobre o time celeste foi no primeiro turno do Campeonato Brasileiro do ano passado. Em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, Hulk garantiu o triunfo por 1 a 0. O jogo foi disputado em 3 de junho e foi válido pela nona rodada.

De lá para cá, forma três vitórias cruzeirenses e um empate. Cabe lembrar que os três duelos citados foram disputados na Arena MRV, com mando atleticano.

 

Último clássico no Mineirão

O último clássico disputado no Mineirão, palco da decisão de domingo, aconteceu em 13 de fevereiro de 2023. Válido pela quinta rodada do Estadual, acabou empatado por 1 a 1. Hulk anotou o tento para o Atlético; Bruno Rodrigues deixou o dele para o Cruzeiro.

 

Fonte: Itatiaia

 

COMPARTILHAR: