O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), anunciou nessa segunda-feira (10) um reajuste de 166% no auxílio-alimentação dos policiais militares do estado. O benefício, que estava congelado há 20 anos, passará de R$ 162,60 para R$ 433,80 e abrangerá todos os integrantes da corporação.

O anúncio foi feito por meio de um vídeo publicado nas redes sociais, no qual Castro aparece ao lado do secretário da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), coronel Marcelo Menezes. “Conquista merecida para a PM: vamos ter reajuste do auxílio-alimentação! Depois de mais de 20 anos, conseguimos trazer essa merecida valorização àqueles que servem com coragem e compromisso ao povo do Rio de Janeiro”, afirmou o governador na publicação.

O governo estadual destacou que o valor do benefício estava sem atualização havia duas décadas, e que o aumento representa um reconhecimento ao trabalho dos policiais militares em todo o território fluminense.

Na semana anterior ao anúncio, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou um projeto de reestruturação do quadro da Polícia Militar proposto por Castro. O texto prevê a redução do efetivo total da corporação para 60.448 militares, a criação de novos cargos de coronel para oficiais da área da saúde e mudanças nas nomenclaturas dos quadros de oficiais. As medidas têm como objetivo adequar a estrutura da PM à Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares (Lei Federal nº 14.751/23).

O projeto aprovado pela Alerj ainda aguarda a sanção do governador, que tem até a próxima semana para decidir. Com o reajuste e a reestruturação proposta, o governo do Rio de Janeiro busca promover a valorização e modernização da Polícia Militar, segundo as diretrizes federais.

Com informações do Poder360

 

COMPARTILHAR: