A Polícia Federal (PF) confirmou à CNN que o avião dos Estados Unidos que pousou em Porto Alegre na tarde de terça-feira (19) pertence à Força Aérea do país e tinha como missão transportar diplomatas norte-americanos com destino ao Consulado dos EUA na capital gaúcha.
Segundo informações do Ministério da Defesa, apuradas também pela emissora, a aeronave possuía plano de voo regular e não apresentava nenhuma irregularidade.
Rota e modelo da aeronave
De acordo com dados do site de monitoramento FlightRadar, a aeronave — um Boeing 757 — decolou do Aeroporto Fernando Luis Ribas Dominicci, em Porto Rico, com destino ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. A rota, no entanto, não foi detalhada durante o trajeto.
O pouso ocorreu por volta das 17h e foi registrado por câmeras do terminal, conforme o site especializado Aeroin. A movimentação gerou curiosidade entre observadores e passageiros, devido ao modelo da aeronave ser operado por órgãos oficiais do governo dos Estados Unidos.
Decolagem e novo destino
Ainda na noite de terça-feira, o mesmo avião decolou novamente por volta das 20h e seguiu para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, conforme registros do FlightRadar.
O episódio, embora tenha gerado atenção pelo porte e origem da aeronave, transcorreu dentro da normalidade, com confirmação das autoridades brasileiras de que se tratava de uma missão diplomática previamente autorizada e com plano de voo registrado.
Com informações CNN Brasil