A barragem Forquilha V, localizada na mina de Fábrica, em Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais, entrou em situação de alerta. Uma vistoria da Agência Nacional de Mineração (ANM), realizada nessa segunda-feira (5), identificou fendas na estrutura de rejeitos de minério de ferro. Conforme o acompanhamento da agência, a Forquilha V tem risco potencial alto, isto é, vidas humanas podem ser atingidas em caso de incidente ou rompimento.
A causa das fissuras ainda não foi identificada. Em estado de alerta, a responsável pela barragem, a mineradora Vale, é obrigada a realizar inspeções diárias e encaminhar um relatório semanal com atualizações sobre o comportamento das fendas, além de tomar medidas corretivas. Caso, após 60 dias, os ajustes não sejam tomados ou forem eficientes, a ANM poderá elevar a barragem ao nível 1 de emergência.
De acordo com a mineradora, a estrutura “não sofreu alterações nas suas condições de estabilidade”, mantendo as declarações de conformidade e operacionalidade positivas. A Vale informou que a própria equipe técnica da empresa identificou e comunicou a ocorrência à ANM.
A estrutura da Forquilha V está sem operar desde 2023 e, conforme a mineradora, “é monitorada 24 horas por dia, 7 dias por semana pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG)”.
Fonte: O Tempo