Uma operação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) apreendeu 960 quilos de produtos impróprios para consumo durante uma ação de fiscalização realizada na última quarta-feira (5). A inspeção ocorreu em dois supermercados e um açougue do município de Barão do Triunfo, na região sul do estado.
Entre os itens recolhidos, foram encontradas carnes congeladas vencidas desde 2022, ou seja, há três anos. Além das carnes fora do prazo, os fiscais identificaram produtos sem procedência, como mel, salame e aipim coloniais, além de diversas unidades de álcool, cuja venda é proibida em supermercados.
A fiscalização também flagrou uma grande quantidade de fraldas descartáveis vencidas, com validade expirada desde novembro de 2022. De acordo com o MP-RS, as principais irregularidades encontradas foram a falta de comprovação de origem dos alimentos, produtos fora do prazo de validade, armazenamento inadequado e falhas na temperatura de conservação, principalmente em carnes e derivados.
O MP-RS informou que os produtos apreendidos foram inutilizados e que os estabelecimentos autuados poderão responder por infrações sanitárias e de consumo. A operação faz parte de uma série de ações voltadas à segurança alimentar e à proteção do consumidor no estado.
Com informações da CNN Brasil










