O superesportivo elétrico Yangwang U9, da fabricante chinesa BYD, quebrou o recorde mundial de velocidade para veículos elétricos de produção. O feito foi alcançado na pista de Papenburg, na Alemanha, onde o modelo atingiu impressionantes 472,41 km/h, estabelecendo um novo marco na indústria automotiva.

O recorde foi divulgado pela própria BYD em comunicado oficial na terça-feira (26). O responsável por conduzir o modelo foi o piloto profissional Marc Basseg, que dirigiu a versão Track Edition do Yangwang U9. Essa versão, apesar de preparada para pistas, é legalizada para uso em ruas e estradas, desde que equipada com itens obrigatórios como faróis e placas.

O teste foi realizado na pista de Papenburg, no norte da Alemanha, próxima à fronteira com a Holanda. O circuito, de 55,3 km de extensão, é amplamente reconhecido por sua utilização em testes de desempenho de alto nível.

A versão Track Edition do Yangwang U9 conta com quatro motores elétricos, um para cada roda. Cada motor entrega 744 cavalos de potência (cv), totalizando 2.960 cv — uma potência significativamente superior à do antigo recordista, o Rimac Nevera R, que possui 1.989 cv. Com uma relação peso-potência superior a 1.000 cv por tonelada (contra 800 cv do Nevera), o U9 se beneficia de desempenho excepcional.

A aerodinâmica do veículo é otimizada com o uso de um difusor dianteiro em fibra de carbono, tecnologia que contribui para a estabilidade e velocidade em altas rotações. No ano anterior, o mesmo piloto, Marc Basseg, já havia conduzido a versão padrão do Yangwang U9 a 391,94 km/h no mesmo circuito — marca inferior ao recorde anterior do Rimac Nevera (431,45 km/h).

Agora, com a marca de 472,41 km/h, o U9 se aproxima dos hipercarros a combustão, como o Bugatti Chiron Supersport 300+, que chegou a 489 km/h em 2019.

Além da velocidade máxima, o Yangwang U9 também impressiona na aceleração. O modelo vai de 0 a 100 km/h em apenas 2,36 segundos mais rápido que a Ferrari SF90 Stradale, que realiza o mesmo feito em 2,5 segundos. A Ferrari, por sua vez, é um superesportivo híbrido com motor V8 biturbo e três motores elétricos, com velocidade máxima de 340 km/h.

A versão padrão do Yangwang U9 tem velocidade máxima de 309 km/h, mas, nas condições de teste sem limitações, a Track Edition ultrapassou os 470 km/h com folga.

Mais do que velocidade, o Yangwang U9 aposta em inovação. O modelo conta com um sistema hidráulico de resposta rápida, capaz de elevar a carroceria em até 75 milímetros em apenas meio segundo. Em demonstrações da fabricante, o carro conseguiu saltar seis metros em movimento a 120 km/h, recurso útil para desviar de buracos. Além disso, o U9 tem a capacidade de “dançar” com movimentos sincronizados da suspensão, luzes e som.

Ainda indisponível no Brasil, o Yangwang U9 é vendido na China com preço inicial de 1,68 milhão de renminbi (aproximadamente R$ 1,3 milhão). O lançamento reforça o domínio da BYD no setor: em 2024, a empresa superou a Tesla, de Elon Musk, e tornou-se a maior fabricante mundial de veículos elétricos em volume de vendas.

Fonte: Portal r7

COMPARTILHAR: