Os casos de Covid-19 vão aumentar em Minas nos próximos dias, garante o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti. No entanto, o gestor afirmou que a alta não tem relação direta com as aglomerações durante o Carnaval. Segundo ele, o crescimento das notificações já era esperado por conta do período sazonal, que pode ter até três vírus respiratórios com maior circulação em março.

“Vai acontecer um aumento muito mais pela sazonalidade. Estamos no momento de algumas doenças respiratórias. Isso vai acontecer, o Carnaval vai estar precedendo esse momento, muitas pessoas vão falar que foi pelo Carnaval, mas o que eu garanto que isso (alta de casos) vai acontecer como todo ano acontece”, afirmou, nesta quarta-feira (1), durante entrevista coletiva.

De acordo com o chefe da Secretaria de Estado de Saúde (SES), apesar do Carnaval 2023 ter marcado a primeira grande aglomeração desde o início da pandemia da Covid-19, em 2022, não é possível atribuir o aumento dos casos à folia. Ele justifica que, tradicionalmente, a época do ano já é marcada por um aumento das doenças respiratórias.

“Por isso a importância da gente vacinar nesse momento com a circulação do vírus sincicial, que pega crianças até 2 anos com bronquiolite, a própria gripe influenza e a Covid. Não podemos culpar o Carnaval, nossa vida está normalizada, eventos grandes já estão acontecendo e esse período é o de acontecer esse aumento gradativo e deve começar agora. Março é um mês de sazonalidade”, explicou.

Diante disso, Baccheretti garante que a pasta montou uma força-tarefa para monitorar as contaminações previstas para março.

“Importante que estamos nos preparando. Aumentamos o repasse para as UPAs em quatro vezes; O (hospital) João Paulo II já tem uma escala como nunca teve antes, já aguardando as crianças de todo o Estado, o que vai acontecer; Estamos preparados para abrir 10 leitos de UTI pediátrico no hospital João XXIII. Estamos preparados para esse momento que vai chegar, mas não podemos colocar a culpa no Carnaval e temos que celebrar a vacina”.

Na manhã desta quarta, o secretário participou de evento para a entrega de recertificação internacional concedida pela American Association of Blood Banks e Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (AABB/ABHH) ao Hemocentro de Belo Horizonte.

Fonte: Hoje em Dia

COMPATILHAR: