Quinze cidades que fazem parte da Superintendência Regional de Saúde de Varginha receberam doses da vacina contra a dengue. Agora já são 24 cidades do Sul de Minas que oferecem o imunizante. Ao todo, foram enviadas 5.573 doses do imunizante nesta primeira remessa.
Lavras é uma das cidades onde o imunizante começou a ser aplicado nesta semana. A cidade tem 6.861 casos confirmados de dengue e é a terceira no ranking das cidades com mais registros no Sul de Minas.
O município foi um dos 15 escolhidos para receber as doses. Ao todo, são 1.393 doses que estão sendo aplicadas em 14 salas de vacina. O público-alvo são crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.
“É uma faixa etária que tem um grande risco de complicação, então tem uma alta mortalidade e uma alta morbidade, e essas complicações de internação, então, nós tivemos muitos casos de crianças internadas, não só de 10 a 14 anos, mas em todas as faixas etárias, porém, o governo só liberou nesta faixa etária, então é importante vacinar por conta do aumento do risco dessas complicações. A vacina é extremamente segura, foi liberada em agosto do ano passado, e teve quatro anos de estudo em população”, explicou a professora de pediatria da Ufla, Luciana Giarolla de Matos.
Além de Lavras, também receberam doses as cidades de Carrancas, Cordislândia, Elói Mendes, Ijaci, Ingaí, Itumirim, Itutinga, Lavras, Luminárias, Monsenhor Paulo, Nepomuceno, Perdões, Ribeirão Vermelho, São Gonçalo do Sapucaí e Varginha.
Elas se juntam aos nove municípios da Superintendência Regional de Saúde de Passos, que já tinham recebido os imunizantes.
A vacina previne casos graves dos tipos 1 e 2 da dengue, mas não retira a obrigatoriedade dos cuidados de prevenção, mesmo com as temperaturas mais amenas.
“A vacina não vai ter um efeito epidemiológico a curto prazo, infelizmente, principalmente pelo fato das doses serem limitadas e a faixa etária limitada, então, a gente não vai conseguir fazer uma cobertura populacional ampla nestes primeiros momentos. É fundamental que a gente reforce as medidas de prevenção contra o inseto vetor. Nós pensamos que nesse período que as temperaturas estão mais amenas, ele não está circulando, mas, ele está circulando, a gente está tendo um aumento de casos, as medidas de prevenção focadas no inseto vetor ainda são essenciais”, disse a responsável pelo Núcleo de Pesquisa Biomédica da Ufla, Joziana Muniz de Paiva Barçante.
Em Varginha, sede da Superintendência Regional, a vacinação contra a dengue começa na próxima terça-feira (25).
Fonte: G1 Sul de Minas