A Justiça determinou, nessa segunda-feira (17), a suspensão da lei que proíbe debates sobre “ideologia de gênero” nas escolas públicas municipais de ensino privado de Uberlândia. A legislação, sancionada pelo prefeito Odelmo Leão no início do mês, foi alvo de uma ação civil pública movida pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Uberlândia (Sintrasp). De acordo com a ação ajuizada pelo sindicato, o projeto de lei viola dispositivos constitucionais, incluindo o direito à igualdade, a proibição de censura em atividades culturais e a laicidade do Estado, além do pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, bem como o direito à liberdade de aprender e ensinar. (Diário de Uberlândia)
Hospital inaugurado em agosto em Araguari
Será inaugurado em agosto, com uma área construída de 30 mil m², divididos em 4 pavimentos, o Hospital Universitário Sagrada Família em Araguari. O hospital apresenta uma grande estrutura: são 19 salas cirúrgicas, 337 leitos de internação, 40 leitos de UTI, 3 salas de parto humanizado e um parque de imagem completo. Além disso, o hospital conta com um laboratório de análises clínicas, prontuário eletrônico e correio pneumático que permite um transporte rápido, eficiente e confiável para as necessidades especiais existentes dentro de um hospital. O sistema foi projetado para transportar, com toda segurança, amostras de laboratórios, bolsas de sangue, produtos farmacêuticos e inúmeras outras aplicações. (Gazeta do Triângulo – Araguari)
Ministério e Unops oferecem cursos em Governador Valadares
O Ministério Público do Trabalho em Governador Valadares, em parceria com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos, oferecerá cursos gratuitos de capacitação profissional em Tecnologia da Informação. De acordo com o MPT, poderão participar “povos originários, comunidades tradicionais e comunidades periféricas da região”. Em Valadares, a iniciativa pretende favorecer as comunidades ribeirinhas. De acordo com o Ministério do Trabalho, essa parceria permanecerá até dezembro de 2023. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)
Ministra visita Teófilo Otoni
A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, esteve em Teófilo Otoni e foi recebida no gabinete do prefeito Daniel Sucupira. Na pauta foram debatidos assuntos de interesse das comunidades indígenas do município. A comitiva também esteve na Aldeia Escola Floresta em Itamunheque para conhecer os indígenas da Tribo Maxakali e ouvir os principais anseios daquela comunidade. “Estamos aqui com a ministra Sônia tratando de demandas em prol das nossas comunidades, da nossa gente. A vinda da ministra, juntamente com uma grande comitiva, mostra para nós a importância que os povos maxakali tem para o governo federal”, disse o prefeito. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)