Cientistas do Reino Unido chamaram atenção, nessa quarta-feira (16), para uma nova variante da Covid-19 que tem potencial para sofrer várias mutações. Eles pedem a volta do uso de máscaras para conter a infecção e não pressionar os serviços de saúde. A variante BA.6 foi detectada, até o momento, em dois países: Israel e Dinamarca.
Segundo publicação do jornal britânico Daily Mail, a preocupação dos especialistas está no número de mutações que a variante tem na proteína spike – justamente a parte do vírus que as vacinas foram projetadas para atingir. Eles acreditam que sejam mais de 30 mutações.
Os profissionais argumentam que a variante pode tornar os imunizantes menos eficazes se tiver evoluído para parecer diferente o suficiente de sua cepa ancestral, a Ômicron.
Apesar disso, muitos acreditam que nenhuma nova cepa será tão ou mais potente a ponto de escapar da imunização conferida pelas vacinas feitas até o momento.
Os especialistas não deixam claro se a nova variante provoca sintomas diferentes daqueles já conhecidos na covid-19.
Fonte: O Tempo