Em comemoração ao aniversário de 20 anos do lançamento do Raposão, o Cruzeiro resolveu dar uma ‘nova roupagem’ a seus mascotes. Mas as imagens divulgadas pela primeira vez pelo clube na manhã desta quinta-feira (23) provocaram a ‘ira’ da China Azul.

Nas redes sociais, a maior parte dos torcedores não aprovou a mudança. Muitos, inclusive, criticaram o fato de o clube ter mudado até mesmo a cor dos mascotes, ‘embranquecendo’ o Raposão e o Raposinho.

Alguns torcedores até tentaram ‘entender’ que o clube talvez tenha o objetivo de conquistar o público infantil com os novos mascotes. Mas a maioria não aprovou.

Muitos identificaram os novos mascotes como mais parecidos como cachorro da raça Corgi. Alguns intitularam os mascotes como mais parecidos com ‘cachorro de madame’.

No material de divulgação encaminhado pelo clube a respeito da ‘repaginação’ dos mascotes, segundo o Cruzeiro, “a mudança os deixa com um visual mais próximo a raposas e abre a possibilidade para ampliar ativações junto ao torcedor e as diversas marcas”.

Também segundo o clube, para o novo projeto, “o Cruzeiro buscou referências no mascote original criado pelo cartunista Mangabeira, em 1945. Agora, o novo Raposão foi inspirado em uma raposa-vermelha, de pelagem dourada-alaranjada e o Raposinho em uma raposa-anã, com pelos mais escuros. Os mascotes foram desenhados pelo artista mineiro Camaleão”.

Até o momento, o departamento de marketing do Cruzeiro ainda não se manifestou a respeito da reação negativa da torcida sobre a mudança dos mascotes.

Histórico

O Raposão foi criado em março de 2003, em uma iniciativa liderada por Paulo Nélio, então diretor de marketing do Cruzeiro. A estreia veio no jogo seguinte ao da conquista do título mineiro daquele temporada. Já o Raposinha foi criado em 2008, então na gestão do diretor de marketing Antônio Claret.

Já na numeração da camisa, o Raposão usa o 102, a idade do Cruzeiro (fundado 2 de janeiro de 1921). Já na camisa do Raposinho, aparece o número de títulos do clube: 79 quando está acompanhando o time masculino e 01 quando está com o time feminino.

Fonte: O Tempo Sports

COMPATILHAR: