Cerca de 27 alunos do 8º período do curso de Direito do Centro Universitário de Formiga participaram, em 5 de novembro, de uma visita técnica ao Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais, em Belo Horizonte. A atividade foi organizada pela coordenadora do curso, Profa. Ma. Ana Flávia Paulinelli Rodrigues Nunes.

Pela manhã, os alunos visitaram o Centro de Memória do TRT, localizado na Rua Curitiba, onde tiveram acesso a processos físicos das décadas de 1940, 1950 e 1960. Eles manusearam e analisaram documentos trabalhistas que estavam sendo litigados nesses processos.

No período da tarde, os alunos se deslocaram até o prédio principal do TRT, situado na Avenida Getúlio Vargas, onde assistiram a uma sessão de julgamento da 5ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho, presidida pela Desembargadora Presidente, Doutora Jaqueline Monteiro de Lima.

Posteriormente, participaram de uma explicação sobre a história do trabalho na exposição de longa duração “Trabalho & Cidadania”. Ao final da visita, os alunos atuaram como protagonistas em uma audiência simulada, presidida pelo Juiz do Trabalho, Dr. Marcelo Oliveira da Silva.

A visita técnica foi de grande relevância, pois colocou os alunos em contato direto com o universo jurídico, permitindo que visualizassem a aplicação da teoria na prática. A participação dos alunos na audiência simulada permitiu que experimentassem uma situação realista, semelhante à que vivenciarão em breve, além de possibilitar a aplicação prática de seus conhecimentos jurídicos.

 

Fonte: Unifor-MG

Foto: Unifor-MG

Foto: Unifor-MG

COMPARTILHAR: