A administração municipal, através do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), em parceira com o curso de medicina veterinária do Unifor-MG e o Sebrae Minas, realizou, nos dias 18 e 19 de outubro, o curso “Rotulagem de Produtos de Origem Animal: Entendendo na Prática”.

O evento foi oferecido gratuitamente e contou com 70 participantes entre produtores rurais, responsáveis técnicos de agroindústrias da região, agentes da inspeção e fiscalização de produtos de origem animal e discentes do curso de medicina veterinária.

Na terça-feira (18), o curso foi ministrado pelas servidoras do SIM, a médica veterinária Ana Flávia de Oliveira e Giovanna de Guimarães Medeiros, que apresentaram as principais atualizações, as novas legislações acerca da rotulagem e os principais erros encontrados nas embalagens disponíveis no mercado de Formiga e região.

Os participantes receberam um material de suporte e tiveram a oportunidade de iniciar a montagem de um rótulo, sendo os mesmos avaliados quanto à sua adequação ou não às legislações vigentes.

O coordenador do curso de medicina veterinária, Leonardo Borges, pontuou que as atividades envolvendo discentes e profissionais permitem aos alunos visualizarem diferentes áreas do mercado de trabalho da medicina veterinária, além de aproximarem os estudantes da prática profissional.

Na quarta-feira (19), a engenheira de alimentos e consultora Larissa Kalks, abordou sobre as atualizações das legislações que passaram a vigorar em 2022 e sobre a importante demanda que o mercado trará para os profissionais da área.

Após a explanação, foi realizada uma atividade prática onde os participantes receberam diversos rótulos para que pudessem identificar quais seriam as atualizações necessárias diante do exposto na parte teórica do curso e tiveram um momento para elaboração do relatório que foi conferido e retificado com todos os grupos participantes.

De acordo com Larissa, “esse tipo de experiência é muito proveitoso, pois não só ensina aos alunos sobre esse amplo mercado de trabalho como também mostra aos produtores e responsáveis técnicos as importantes demandas legislativas que serão mandatórias no que diz respeito ao universo da rotulagem de alimentos.”

 

 

Fonte: Decom

COMPATILHAR: