A Assembleia Legislativa de Minas Gerais irá avaliar a possibilidade de instituir o Dia Estadual dos Legendários. A data seria para homenagear um movimento cristão formado por homens, cuja missão é “descobrir a melhor versão de si mesmos e seu potencial inexplorado”. O projeto de lei foi idealizado pelo deputado estadual Enes Cândido (Republicanos) e aguarda parecer da Comissão de Constituição e Justiça para começar a tramitar na Casa Legislativa.

Pelo texto, a data seria celebrada em Minas Gerais anualmente no dia 23 de julho. Na justificativa, o parlamentar cita que o movimento tem crescido no mundo e no Brasil, sendo que, no país, estaria presente em pelo menos dez estados e contaria com mais de 10 mil “legendários”.

“Uma das atividades emblemáticas do movimento em Minas Gerais são as caminhadas e subidas de montanhas, que simbolizam a jornada de desenvolvimento pessoal e espiritual dos participantes. Esses eventos incentivam os homens a se tornarem melhores versões de si mesmos, fortalecendo valores como integridade, responsabilidade e compromisso”, diz o deputado.

Cândido lembra, ainda, que o movimento já teria se organizado para prestar ajuda em situações necessárias, como nas enchentes de Belo Horizonte e Raposos em 2020, e no Rio Grande do Sul, em 2024. “Com esta data comemorativa, queremos valorizar o movimento Legendários no Estado, que tanto contribui para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários”, reforça o parlamentar.

Em Belo Horizonte, há um projeto semelhante para criar o Dia Municipal dos Legendários, também em 23 de julho. A proposta foi protocolada pelo vereador Wanderley Porto (PRD), que faz parte do grupo. Conforme o parlamentar, a criação da data serviria como um “reconhecimento oficial do impacto positivo desse movimento na cidade”, além de “incentivar a continuidade e o fortalecimento de suas ações”.

 

Fonte: O Tempo

 

COMPARTILHAR: