Na região serão inúmeras comemorações neste domingo (6), quando a força da solidariedade estará novamente presente por meio das iniciativas de 51 Comitês, coordenados pela Federação das Indústrias no Estado de Minas Gerais (Fiemg) Regional Centro-Oeste, e espalhados pelas cidades de Divinópolis, Formiga, Carmo do Cajuru, Pará de Minas, Santo Antônio do Monte, Lagoa da Prata, Cláudio, Córrego Fundo e Nova Serrana. Serão mais de 45.427 pessoas beneficiadas e mobilizando um total de 2.212 voluntários. E ainda um contingente de ações individuais que se desenvolvem em todo o estado.
A abertura oficial do Dia do Voluntariado (Dia V) acontecerá na sede da Fiemg Regional Centro-Oeste, às 8h, com apresentação da Banda da Polícia Militar de Divinópolis, e do Coral Faced Sênior. Em seguida, os comitês darão início a várias ações, em locais previamente definidos. Na Fiemg, uma programação com teatro e palestras educativas, acontecerá durante toda a manhã de domingo. Na ocasião, voluntários estarão arrecadando alimentos não perecíveis, roupas, calçados, brinquedos, livros etc.
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) programou para a ocasião apresentação da peça teatral Um Estagiário em Apuros (baseado na obra de Hélio Zeferino), a ser apresentada pelos re-educandos do Centro-Sócio Educativo de Divinópolis (CSEDIV). A Palestra Iniciando a Carreira profissional, será proferida por Tatiana Lucinda do IEL – Belo Horizonte. O encerramento da manhã de eventos na Regional será com a apresentação de dança HIP HOP pelo CSEDIV.
Na Praça do Santuário, em Divinópolis, varias empresas e instituições estarão desenvolvendo atividades sociais.
Em Formiga, haverá atividades com as crianças carentes do abrigo e daquelas atendidas por algumas entidades assistenciais, além de um almoço no Clube Sesi/Unifor.

O DIA V
O Dia V é o grande marco do voluntariado ativo e transformador. É o momento de lançar iniciativas, de envolver voluntários, de comemorar resultados e de sair às ruas e mostrar a força da solidariedade. Todos: empresas, sociedade e governos, juntos pelo desenvolvimento social.
A data foi instituída pela Fiemg para incentivar um maior número possível de pessoas a exercerem a sua cidadania; participando ativamente da construção de um mundo melhor.
Por meio de contribuições personalizadas, a iniciativa visa promover no cidadão a vontade de participar, agir e transformar o seu habitat com ações voluntárias que podem e devem ser incluídas no cotidiano das pessoas. Esse trabalho é fruto de uma ação pioneira do Conselho de Cidadania Empresarial do Sistema Fiemg e tem por objetivo promover a cultura do voluntariado como caminho para o desenvolvimento e a implementação de práticas socialmente responsáveis que levem ao exercício pleno da cidadania, conforme enfatiza o presidente da Fiemg regional Centro-Oeste, Afonso Gonzaga.

Para se tornar voluntária a pessoa não precisa fazer parte de um comitê. Sozinha ou com amigos ela pode descobrir habilidades e trabalhar questões essenciais de transformação social, como exemplo os 8 Jeitos de Mudar o Mundo.

COMPATILHAR: