Não é fake news, é um fato: 72% das pessoas se sentem mais felizes quando estão jogando videogame. A Universidade de Oxford chegou a essa conclusão após realizar um estudo com 67.328 sessões de jogo de 8.695 jogadores do PowerWash Simulator, uma franquia onde os gamers assumem o controle de uma empresa para lavar diversos objetos.
Estudo
O estudo, que foi publicado no Research and Practice Journal e realizado em parceria com a FuturLab, desenvolvedora do jogo, comparou o humor dos jogadores no início das sessões de jogo com seus humores durante a gameplay, e a descoberta foi surpreendente.
A pesquisa diz que “o jogador médio relatou 0,034 (0,032, 0,036) unidades de escala visual analógica (VAS; 0-1) de humor maior durante do que no início das sessões de jogo. Além disso, prevemos que 72,1% (70,8%, 73,5%) de jogadores semelhantes experimentam essa elevação afetiva durante o jogo, e que a maior parte disso acontece durante os primeiros 15 minutos de jogo.” Ainda, o texto diz que não se sabe se esses resultados indicam efeitos causais ou até que ponto eles se generalizam para outros jogos ou grupos de jogadores.
O trabalho também corrobora o que pesquisas e relatórios de jogadores de videogame ao redor do mundo há muito sugerem: as pessoas se sentem bem jogando. Especificamente, jogar o PowerWash Simulator está ligado a uma pequena melhora no humor, e que essa elevação ocorre durante os primeiros 15 minutos de jogo.
Benefícios de jogar
Existem algumas camadas que ajudam a compreender o benefício no humor que o jogo de simulador proporcionou aos jogadores que foram analisados no estudo.
Foi comparado o humor médio estimado antes do jogo dessa pesquisa (0,749 [0,745, 0,753]) com humores médios relatados em estudos de amostragem de experiência anteriores usando a mesma medida (58%, [11,23]). Isso significa que “é possível que os jogadores em nosso estudo tenham experimentado um benefício de humor antecipado ao jogar videogames.”
Ou seja: antecipar para a pessoa a possibilidade de jogar, associada ao fato que essa chance pode se concretizar, impacta positiva e imediatamente o humor do jogador, antes mesmo do jogo começar.
Entendimento dos jogos nos papéis psicológicos
A conclusão do estudo que relaciona o bem-estar da pessoa com a prática de jogar videogame entende que é um vislumbre promissor a compreensão do entretenimento digital popular nos papéis psicológicos. Entretanto, é necessário cautela, como diz Andrew Przybylski, professor do Oxford Internet Institute e um dos autores da pesquisa: “O fato de termos estudado apenas um jogo – e que não é provavelmente representativo dos jogos mais jogados atualmente – sugere cautela na generalização dos nossos resultados a outras franquias”, disse.
Ainda, Przybylsk completou que futuros trabalhos devem considerar a utilização de ensaios controlados aleatórios para avaliar o efeito de jogar o simulador PowerWash ou outros jogos em comparação com outras atividades de lazer ou intervenções terapêuticas.
Fonte: O Tempo