Máquina mais rápida do mundo em 1944!

 

A IBM Pluggable Sequence Relay Calculator¹ (PSRC), algumas vezes chamada de elo perdido entre o equipamento de cartão perfurado e o computador com programa armazenado, era uma calculadora de cartão perfurado baseada em Válvulas Termoiônicas para fins especiais, originalmente desenvolvida pela IBM para o Laboratório de Pesquisa Balística do Exército dos EUA, Aberdeen Proving Ground² em Maryland, para calcular trajetórias de tiro de artilharia, também sede do futuro computador ENIAC³.

Programado com dois plugboards⁴ (placas de conexões de fios/cabos), o PSRC era capaz de realizar uma sequência de até cinquenta passos aritméticos e era 30 vezes mais rápido que um multiplicador eletromecânico IBM 601⁵.

Em 1947, as máquinas de Aberdeen ainda possuíam uma unidade de cálculo mais rápida que existia. Suas operações básicas incluíam adição, subtração, multiplicação e mudança de coluna e foram as primeiras máquinas de cartão perfurado a suportar divisão e raiz quadrada.

Contava com 36 registros de armazenamento, cada um com seis dígitos de precisão, e certas capacidades de processamento paralelo, incluindo a capacidade de ler e processar quatro fluxos de cartão de entrada simultaneamente.

Eles eram as calculadoras basadas em relê mais rápidas em operação e, podiam realizar seis multiplicações por segundo, o que era 20 vezes mais rápido que a IBM Selective Sequence Electronic Calculator⁶ (SSEC). As máquinas foram capazes de prever em dois meses as posições de 1947, de todos os 1.500 asteróides conhecidos com base apenas em seus elementos orbitais⁷!

 

Foto: Internet

Livre adaptação pessoal de Alexandre Dezem Bertozzi

1. http://www.columbia.edu/cu/computinghistory/aberdeen.html
2. https://en.wikipedia.org/wiki/Ballistic_Research_Laboratory
3. https://en.wikipedia.org/wiki/ENIAC
4. https://en.wikipedia.org/wiki/Plugboard
5. https://en.wikipedia.org/wiki/IBM_601
6. https://en.wikipedia.org/wiki/IBM_SSEC
7. https://en.wikipedia.org/wiki/Orbital_elements

 

COMPARTILHAR: