História da Eletrônica – Transistores

Transistor é um dispositivo semicondutor, geralmente feito de silício ou germânio, usado para amplificar ou atenuar a intensidade da corrente elétrica em circuitos eletrônicos. Os transistores são como blocos fundamentais na construção de todos os dispositivos eletrônicos modernos, sendo usados em chips de computadores e smartphones (T.I.C.), por exemplo.

Qual a função do transistor?

Os transistores têm duas funções básicas: amplificar a corrente elétrica ou barrar a sua passagem. Quando na função de amplificador, os transistores são alimentados por uma baixa corrente elétrica de entrada, amplificando-a e, assim, produzindo uma corrente elétrica de saída com maior intensidade.

Os transistores também podem funcionar como interruptores (chaves), ligando ou desligando a corrente elétrica em um circuito: da mesma forma como eles são capazes de amplificar a corrente elétrica, eles também são capazes de atenuá-la, e esse processo pode ocorrer em uma grande velocidade (os transistores atuais fazem isso bilhões de vezes por segundo).

Essa função fez dos transistores os componentes básicos de todos os chips eletrônicos, como aqueles presentes em nossos computadores ou dispositivos de T.I.C.. Todos esses chips funcionam por meio de uma linguagem bastante simples, o código binário. Os computadores são capazes de traduzir um extenso código formado pelos dígitos 0 e 1 em letras, palavras e imagens. Esses dígitos, 0 e 1, são chamados de bits e são implementados pelos transistores: quando um transistor se encontra ligado (alta corrente), o dispositivo de T.I.C. lê o bit 0, quando ele se encontra desligado (baixa corrente), o dispositivo de T.I.C. atribui-lhe o bit 1 (em uma lógica inversa, por exemplo).

Abaixo, figura de alguns dos “primeiros” Transistores fabricados, (de origem Alemã), sendo estes, parte de minha coleção pessoal.

 

Créditos da Imagem: Próprio Autor e Internet.

Créditos da Imagem: Próprio Autor e Internet.

 

 

COMPARTILHAR: