Muitas espécies de baleias cantam, sim! Elas emitem sons que se propagam por todo o oceano. O que não se sabe ao certo é qual a verdadeira finalidade de todo o repertório de músicas. Uma das espécies que mais gosta de cantar é a beluga – tanto que os antigos navegadores a chamavam de “canário do mar”!
Outra espécie de grande intérprete de canções é a baleia jubarte, que pode ser encontrada na costa brasileira. Durante a temporada de reprodução, nos meses de agosto e setembro, as jubartes se encontram no litoral do Estado da Bahia. Os machos gastam a voz, provavelmente para atrair as fêmeas ou para afastar outros machos.
As canções são constituídas por frases, chamadas temas, cantadas em longas sequências de repetição. O canto difere entre as diferentes populações de baleias que existem no mundo e variam a cada temporada. Ou seja, a cada ano uma baleia aparece com um trecho novo na canção. Desse modo, depois de cinco anos, a canção torna-se totalmente nova.
Geralmente, os machos-cantores são observados sozinhos e, dependendo do local em que vivem, cantam canções diferentes. Por isso, podemos diferenciar baleias jubartes de lugares distintos. Recentemente foram registrados cantos parecidos entre baleias jubartes da costa brasileira e da costa africana, principalmente do Gabão. Isso levanta a hipótese de que, talvez durante a migração, os machos das duas diferentes populações tiveram a oportunidade de se encontrar e de trocar informações sobre temas, frases e canções pessoais.
Por Marcelo Duarte
Fonte: Guia dos Curiosos