A população de Belo Horizonte terá de ir às urnas no ano que vem para definir se a cidade vai ter, ou não, uma nova bandeira. Foi o que decidiram os vereadores da capital mineira nessa sexta-feira (23), em votação em 2° turno.
O projeto de lei aprovado pelos parlamentares tratava, originalmente, da mudança na bandeira. Durante o segundo turno, porém, uma emenda defendendo a realização de um referendo popular sobre o tema foi incluída no texto.
O plebiscito vai ocorrer no mesmo dia em que os eleitores forem chamados a escolher prefeito e vereadores.
A proposta sugere uma bandeira nas cores verde e azul, com uma divisão diagonal. A parte superior direita da flâmula, desenhada pelo designer Gabriel Figueiredo, é azul; a inferior esquerda, verde. Ao centro, sobre o fundo azul e parcialmente coberto pela área em verde, surge o sol amarelo de 16 pontas como no brasão de armas do Município, com oito das pontas visíveis.
As cores verde, azul e amarelo da bandeira devem corresponder às cores da bandeira nacional brasileira. O projeto foi apresentado pelos vereadores Cleiton Xavier, do PMN, e Jorge Santos, do Republicanos. A emenda sobre o referendo foi proposta por Bruno Pedralva e Pedro Patrus – ambos do PT.
Fonte: Itatiaia