Atlético e Cruzeiro viram as chances de conquistar uma vaga na Copa Libertadores via Campeonato Brasileiro diminuírem ao longo do mês de setembro. Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a probabilidade da dupla de Belo Horizonte alcançar uma vaga pelo Brasileirão caiu em quase três vezes.
No começo de setembro, os números da UFMG apontavam que o Cruzeiro tinha 67.6% de chances, enquanto o Galo somava 15.3%. Os números atuais apontam o time celeste com 28.7%, e a equipe alvinegra com 5.6%.
Os rivais tiveram campanha similar no Campeonato Brasileiro em setembro. O Cruzeiro somou cinco pontos em 12 possíveis. Já o Atlético, conquistou seis pontos também 12 possíveis.
– Atlético no Brasileirão em setembro (6 pontos em 12 possíveis):
- Vitória contra o Grêmio (3×2);
- Derrota para o Bahia (3×0);
- Vitória contra o RB Bragantino (3×0);
- Derrota para o Palmeiras (2×1);
– Cruzeiro no Brasileirão em setembro (5 pontos em 12 possíveis):
- Vitória contra o Atlético Goianiense (3×1);
- Derrota para o São Paulo (1×0);
- Empate contra o Cuiabá (0x0);
- Empate contra o Vasco (0x0).
Alternativas em Copas
Atlético e Cruzeiro, no entanto, têm chances de conquistar a vaga no principal torneio continental por outras competições. As equipes apostam no rendimento nas Copas para tentar chegar à Libertadores.
O Cruzeiro está na semifinal da Copa Sul-Americana. A equipe enfrentará o Lanús-ARG por uma vaga na grande decisão. Na final, pode enfrentar Corinthians ou Racing-ARG. O campeão da Sul-Americana tem vaga garantida na fase de grupos da Libertadores em 2025.
O Galo tem duas alternativas. A equipe está na semifinal da Copa do Brasil diante do Vasco e na semifinal da Libertadores contra o River. Apenas o título, em qualquer uma das competições, garante o alvinegro na próxima Libertadores.
Abrir mão do Brasileirão?
Gestor da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Cruzeiro, Pedro Lourenço, detalhou os planos do clube para o fim da temporada. O executivo reforçou o desejo de ser campeão continental em 2024, mas pediu empenho da equipe no Brasileirão.
“A nossa intenção é ganhar a Sul-Americana e estamos trabalhando para isso, mas nunca tiramos o foco do Brasileiro. Vamos ter esse jogo na quinta-feira (3) e, depois, 15 dias para o Diniz trabalhar. A gente espera que, após a Data Fifa, o time retome com mais força e com algo a mais. Estamos confiantes que as coisas vão acontecer”, afirmou.
Diretor de futebol do Atlético, Victor Bagy também rejeita a possibilidade de abrir mão da competição nacional. Segundo o ex-goleiro atleticano, todas as possibilidades precisam ser consideradas.
“Temos que contar com todas as possibilidades, sabendo que títulos são realidade dentro das copas, mas não podemos deixar de lado que temos que garantir a participação da Libertadores no ano que vem”, disse após a classificação diante do Fluminense na Libertadores.
Fonte: Itatiaia