A Embrapa e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) lançaram uma capacitação direcionada a especialistas de Assistência Técnica e Extensão Rural, que trabalham na agricultura familiar. A iniciativa visa torná-los capazes de avaliar as condições de bem-estar e manejo da propriedade, além de propor soluções que promovam a sustentabilidade do agroecossistema. O material estará disponível por 60 dias a partir da data de inscrição, que tem oferta contínua.

Com capacitação por meio de tutoria formada por seis especialistas na área, a unidade gestora responsável é a Embrapa Gado de Leite. Para ser considerado concluinte e receber o certificado personalizado, é preciso obter 60% dos pontos no conjunto de atividades obrigatórias, preencher a avaliação de satisfação e a enquete inicial. As inscrições estão disponíveis aqui. Mais informações poderão ser obtidas neste endereço de email.

O curso disponibiliza cinco módulos, mais materiais complementares. Os inscritos terão acesso aos temas: bem-estar dos bovinos e suas métricas; impacto da nutrição sobre o bem-estar dos bovino; adequação das instalações para o bem-estar de vacas leiteiras; relações entre o bem-estar e a sanidade de vacas leiteiras; manifestações comportamentais e o bem-estar das vacas em lactação. Além disso, estarão disponíveis enquetes, fóruns, H5P, pesquisas, questionários e recursos.

Ao final do curso, os alunos deverão ser capazes de reconhecer o conceito e a importância do bem-estar dos bovinos, bem como identificar as métricas para a sua avaliação; identificar os benefícios da qualidade nutricional das vacas para o seu bem-estar e na produção sustentável do leite; reconhecer se as vacas estão com saúde, assim como evitar, controlar ou tratar os principais problemas identificados.

Poderão, ainda, analisar e adequar as instalações da propriedade rural para o bem-estar de vacas leiteiras, englobando a adequação das áreas de deslocamento e descanso, bem como a climatização do ambiente; interpretar as manifestações comportamentais que refletem o bem-estar das vacas em lactação, a partir da análise das interações sociais com outros bovinos, da interação com o ordenhador e do comportamento de pastejo.

*Com informações da Embrapa

 

Fonte: Redação NC/Noticias do Centro

 

COMPARTILHAR: