Você sabia que existe uma Encíclica que afirma que o comunismo é o pior sistema político e econômico que existe, exceto, claro, o sistema que leva ao comunismo? E você sabe qual é esse sistema que conduz ao comunismo?

Desde a Encíclica Rerum Novarum, do Papa Leão XIII, de 1891, a Igreja condena todos os sistemas políticos que não colocam o ser humano no centro. E em 1937, diante do crescimento dos movimentos comunistas e da iminência de uma guerra generalizada na Europa, o Papa Pio XI escreveu a Encíclica Divinis Redemptoris, Sobre o Comunismo Ateu.

A sede de inovações, os progressos incessantes da indústria, a alteração das relações entre os operários e os patrões, a influência da riqueza nas mãos de um pequeno número ao lado da indigência da multidão, a opinião que os operários formam de si mesmos e a sua união mais compacta, tudo isto, sem falar da corrupção dos costumes, deu em resultado final um temível conflito (DR 1).

Depois da miserável queda de Adão, jamais cessou aquele antigo e astuto tentador de enganar a sociedade com promessas falazes. Parece ultrapassar em violência e amplitude todas as perseguições que a Igreja tem padecido (DR 2). Falamos do comunismo, bolchevista e ateu, que se propõe revolucionar a ordem social e subverter os fundamentos da civilização cristã (DR 3).

O liberalismo preparou o caminho ao comunismo. É conveniente recordar que os mesmos operários, em virtude dos princípios do liberalismo econômico, foram lamentavelmente reduzidos ao abandono da religião e da moral cristã. Muitas vezes o trabalho por turnos impediu até que eles observassem os deveres religiosos dos dias festivos; cada dia, mais e mais se foram favorecendo as manobras do chamado laicismo (DR 16).

Deus destinou o homem para a sociedade civil. Isto, porém, não se deve entender no sentido do liberalismo individualista, que subordina a sociedade à utilidade egoísta do indivíduo, mas sim no sentido que, mediante a união orgânica com a sociedade, todos possam, pela mútua colaboração, alcançar a verdadeira felicidade terrestre. Só o homem é dotado de razão e de vontade moralmente livre (DR 29).

A sociedade humana só poderá ser salva da ruína, a que é arrastada pelo liberalismo quando a justiça social e a caridade cristã impregnarem a ordem econômica e a organização civil; o que não podem conseguir nem a luta de classes, nem os atentados do terror, nem o abuso tirânico do poder do Estado (DR 32).

A Igreja regenerou a sociedade humana, sob a sua influência surgiram admiráveis obras de caridade, poderosas corporações de artistas e trabalhadores de todas as categorias. O liberalismo do século passado (XIX) zombou delas como de velharias da Idade Média (DR 37).

Não haveria nem socialismo nem comunismo, se os que governam os povos não tivessem desprezado os ensinamentos e as maternais advertências da Igreja; eles, porém, quiseram, sobre as bases do liberalismo e do laicismo, levantar outros edifícios sociais que se vão desmoronando, como tudo que não se apoia sobre a única pedra angular, que é Jesus Cristo (DR 38). Quando nossos políticos se converterão?

 

COMPATILHAR: