Vou resolver os problemas com mágica?

O equilíbrio entre corpo e mente é a chave para emagrecer de forma saudável e a longo prazo. Isso significa que, muitas vezes, é preciso tratar outros pontos que podem estar relacionados ao ganho de peso ou à dificuldade de perdê-lo. Por isso é tão importante procurar ajuda especializada. Cuidado com fórmulas mágicas e ilusionismos.

Há alguns anos, pensava-se que recuperar o peso perdido após a cirurgia bariátrica não era possível, uma vez que reduzido o estômago e o intestino, o emagrecimento seria permanente. Hoje, sabemos que essa não é uma verdade. Cerca de 15 a 30% dos pacientes operados apresentam um reganho significativo de peso. Podemos definir reganho de peso controlado após cirurgia bariátrica, o paciente que recupera 20% ou menos do peso perdido, enquanto que reganho excessivo é o que recupera 50%. Alguns pontos podem ser fundamentais no reganho de peso ao longo do tempo:

1 – Não seguir o tratamento e as orientações nutricionais

Primeiramente precisa ter uma simpatia e empatia com o profissional que te atende. Mas a falha pode ocorrer desde o início, porém, é mais comum após a evolução até a consistência normal. Quando o paciente recebe a notícia que pode comer “de tudo”, muitas vezes, acaba retomando os hábitos responsáveis pela obesidade inicial.

2 – Falta de acompanhamento nutricional

Grande parte dos pacientes operados abandonam os cuidados nutricionais após certo período. Com a falta de um profissional para orientar, a consequência acaba sendo, geralmente, a de desânimo com a alimentação saudável e retorno dos hábitos antigos.

3 – Hábito de beliscar

A maioria possui uma compulsão alimentar prévia. Com a impossibilidade de ingerir grandes quantidades após a cirurgia, muitas vezes, a compulsão em volume é substituída por um padrão boca nervosa “beliscos constantes”. O problema é que beliscar, frequentemente, fora de hora também se associa a reganho de peso.

4 – Baixo valor nutricional

Um consumo proteico adequado é fundamental para prevenir a perda de massa muscular, tão importante para o emagrecimento, e também para auxiliar na saciedade, prevenindo os beliscos constantes. Agora, não somente as proteínas e sim, todos os nutrientes quando bem utilizados oferecem papel importante em cada fase do tratamento.

5 – Sedentarismo

A prática de atividade física é essencial para auxiliar no emagrecimento após a cirurgia bariátrica, uma vez que acelera o metabolismo e previne a perda de massa magra.

O milagre é você querer e buscar o tratamento adequado e eficaz conforme seu objetivo e perfil. É fundamental encarar o procedimento como o início de uma mudança de estilo de vida, com a necessidade de inclusão e, sobretudo, de manutenção de bons hábitos alimentares, prática esportiva, trabalhar a mente, uso adequado de suplementações e acompanhamento com equipe multiprofissional.

 

Atendimentos CLÍNICA VIVER, Formiga-MG – Telefones: 37 3321-3610, 9 8827-3610

COMPATILHAR: